A poesia é o conteúdo de um texto literário marcado pela conotação, ambiguidade e estranheza. Não deve ser confundido com o poema, relacionado com a forma. A poesia é marcada pela subjetividade. Poesia é como chamamos o conteúdo de um texto literário marcado pela conotação, ambiguidade e estranheza.
Poesia é como chamamos o conteúdo plurissignificativo, subjetivo e ambíguo de um texto, que pode ser escrito em verso ou em prosa. Na Antiguidade e na Idade Média, ela era cantada, e apenas se dissociou da música a partir do século XV. Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal.
A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.
Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
Um poeta pode simplesmente ser um compositor de versos e de poemas, ou pode executar sua arte para um público. O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente.
Os mediadores de leitura são aquelas pessoas que estendem pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que criam as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem.
Poesia é como chamamos o conteúdo de um texto literário marcado pela conotação, ambiguidade e estranheza. Alguns tipos de poesia são: écloga, elegia, epitalâmio, madrigal, ode e sátira. A poesia pode ser escrita em versos ou em prosa e não deve ser confundida com o poema, que é uma estrutura textual.
A poesia normalmente é feita em versos, tem rima e repetição e se preocupa com a estética. Apesar disso, podemos dizer que ela é a forma literária da arte, o que é bonito de se ler ou ouvir. Assim, ela é viva e nem mesmo depende da escrita para ser transmitida.
A principal diferença entre poesia e prosa está na forma de organização do texto. A poesia pressupõe uma divisão de suas linhas (chamadas versos) a partir da métrica, da sonoridade e das imagens, de acordo com o efeito que se pretende causar no leitor.
Então, essa é a diferença. Quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto. E, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de filme, um espetáculo de dança, uma obra de arquitetura também podem ser poéticos.
O poema concreto apresenta: linguagem verbal e não-verbal, poesia visual, efeitos gráficos, sonoros, aspectos geométricos e supressão do verso e estrofe. Assim, o escritor preenche o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.
Haicai popularizou-se pelo mundo como um tipo de poema que alia a concisão à reflexão sobre a passagem do tempo e a relação entre o ser humano e a natureza.
A poesia é um texto poético, normalmente em versos, que combina palavras, significados e qualidades estéticas. Normalmente, as poesias ressaltam a estética da língua sobre o conteúdo. Para isso, usa-se diferentes elementos fonéticos, sintáticos e semânticos.
Um poeta é uma pessoa que escreve poemas, rima, brinca com as palavras e cria emoções. O poeta é uma pessoa sentimental, brinca com as palavras e cria arte.
A prosa é a forma natural de comunicação entre seres humanos, sendo o texto em prosa construído em discurso direto e livre. Já a poesia é a expressão de emoções e sentimentos em um texto trabalhado esteticamente.