(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis (forma do objeto, tamanho, material do que é feito etc.)
A habilidade EF03CI01 consiste em: Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
(EF01CI03) DURANTE O BANHO, EXPOSIÇÃO DIALOGADA A RESPEITO DO ESQUEMA CORPORAL, PARTES DO CORPO, LATERALIDADE, MANTER BARBA, CABELOS, UNHAS LIMPAS E APARADAS, VERIFICAR SE A CARTEIRA DE VACINAÇÃO ESTÁ ATUALIZADA. SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.
A habilidade EF03GE01 consiste em: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
A habilidade EF04CI01 consiste em: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
O SOM E A VIBRAÇÃO DA MATÉRIA (3º ano - Ensino Fundamental)
O que diz a habilidade EF03CI04?
A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
A habilidade EF03CI02 consiste em: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso ...
A habilidade EF03CI10 consiste em: Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
A habilidade EF03CI05 consiste em: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
A habilidade EF01CI01 consiste em: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF03CI07) IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DA TERRA (COMO SEU FORMATO ESFÉRICO, A PRESENÇA DE ÁGUA, SOLO ETC.), COM BASE NA OBSERVAÇÃO, MANIPULAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PLANETA (MAPAS, GLOBOS, FOTOGRAFIAS ETC.).
O que é higiene corporal? A higiene pessoal é a maneira como você se importa e cuida do seu corpo. Essa prática inclui ações simples e básicas como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes diariamente, entre outros hábitos.
PODEMOS PRODUZIR SONS USANDO ALGUM MATERIAL: BATENDO COLHER EM UMA LATA, USANDO UM CHOCALHO, BATENDO EM UM TAMBOR. PODEMOS PRODUZIR SOM, TOCANDO ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL. VOCÊ TOCA ALGUM INSTRUMENTO? PARA QUE TENHA SOM TEM QUE TER MOVIMENTO, UM SINO SOZINHO NÃO PRODUZ SOM, MAS AO BALANÇARMOS É POSSÍVEL TER O BARULHO.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01CI03?
A habilidade EF01CI03 consiste em: Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF03CI06?
A habilidade EF03CI06 consiste em: Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
A habilidade EF03HI11 consiste em: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências.
A habilidade EF03CI08 consiste em: Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
A habilidade EF03CI03 consiste em: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
A habilidade EF02CI04 consiste em: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF03CI02): Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz por meio de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros ...