EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Critérios de Avaliação: A auto avaliação e auto regulação das aprendizagens por partes dos alunos; Apoiar- se em instrumentos diversificados; Incidir fundamentalmente nos progressos realizados pelos alunos.
HABILIDADE –(EF01LP02/ES) ESCREVER, ESPONTANEAMENTE OU POR DITADO, O PRÓPRIO NOME, PALAVRAS E FRASES DE FORMA ALFABÉTICA USANDO LETRAS/GRAFEMAS QUE REPRESENTEM FONEMAS.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
Segmentar oralmente palavras em sílabas, a fim de perceber essa característica de composição dos vocábulos e utilizá-las adequadamente nas reescritas coletivas, com a mediação do professor.
A habilidade EF15LP10 consiste em: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
A habilidade EF35LP09 consiste em: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15LP09?
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
A habilidade EF07LP08 consiste em: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.
HABILIDADE: (EF03LP07) IDENTIFICAR A FUNÇÃO NA LEITURA E USAR NA ESCRITA PONTO FINAL, PONTO DE INTERROGAÇÃO, PONTO DE EXCLAMAÇÃO E, EM DIÁLOGOS (DISCURSO DIRETO), DOIS- PONTOS E TRAVESSÃO.
Todos os campos de atuação AnáliseAnálise linguística / semiótica (Alfabetização) (EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre seus sons e suas partes (aliterações, rimas entre outras).