O que um casal de segunda união pode fazer na Igreja?
A Familiaris Consortio é uma exortação apostólica do Papa João Paulo II, de 22 de novembro de 1981, que diz: “os divorciados em segunda união são cristãos como todos os demais, mas não podem participar da comunhão eucarística. Ou, sendo mais preciso, diz que, sim, podem comungar, caso vivam como irmãos.
O que diz a Igreja Católica sobre a segunda união?
O Catecismo da Igreja Católica lembra que os casais em segunda união não devem se afastar da Igreja nem devem ser discriminados; no entanto, não devem exercer certas atividades eclesiais.
“A Igreja, por fidelidade à Palavra de Jesus Cristo – 'Todo aquele que repudiar sua mulher e desposar outra comete adultério contra a primeira; e se essa repudiar seu marido e desposar outro comete adultério' (Mc 10,11-12) –, afirma que não pode reconhecer como válida uma nova união se o primeiro casamento foi válido.
Deus ama o ser humano com um amor indissolúvel, eterno e fiel, e é por meio do sacramento do matrimônio que Ele faz uma aliança indissolúvel e fiel também com o casal. A segunda união rompe essa aliança, e aí está o impedimento: esses casais não podem se confessar nem receber a comunhão.
A Igreja Católica considera que um casamento religioso não pode ser dissolvido. Por isso, de acordo com o direito canônico, pessoas que se separaram e voltaram a se casar pelo rito civil estão em adultério em relação ao primeiro cônjuge. Por esta interpretação, eles se tornam impedidos de participar da comunhão.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
VATICANO, 3 OUT (ANSA) - O papa Francisco reafirmou nesta terça-feira (3) que a possibilidade de pessoas divorciadas e em uma nova união comungarem, mesmo sem se abster de relações sexuais, é um "autêntico magistério".
Em sua exortação apostólica sobre a família, o papa Francisco se dirige aos divorciados que voltaram a se casar para lhes dizer que “não só não têm de se sentir excomungados, como também podem viver e evoluir como membros ativos da Igreja”, e afirma que “já não se pode dizer que todos os que se encontram em uma ...
A Familiaris Consortio é uma exortação apostólica do Papa João Paulo II, de 22 de novembro de 1981, que diz: “os divorciados em segunda união são cristãos como todos os demais, mas não podem participar da comunhão eucarística. Ou, sendo mais preciso, diz que, sim, podem comungar, caso vivam como irmãos.
A Igreja Batista admite o casamento entre divorciados, bastando que haja uma avaliação e acompanhamento para atestar as reais intenções do compromisso.
Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório. Além disso, no caso de divórcios válidos, o novo casamento é autorizado. Palavras-chaves: Divórcio e novo casamento (NT). Mateus 5.31,32.
As pessoas simplesmente divorciadas podem receber a absolvição, sobretudo se são vítimas do divórcio. 2. Se pediram o divórcio, arrependeram-se, mas julgam que é impossível retomar a vida a dois, podem receber a absolvição e comungar.
Segundo o documento, o acompanhamento pastoral a divorciados não deve se limitar aos sacramentos, mas englobar também uma "maior presença na comunidade, participação em grupos de oração ou reflexão e envolvimento em vários serviços eclesiais".
Sem casar-se na Igreja, o homem e a mulher com vida sexual ativa estão cometendo o pecado de fornicação, que atenta diretamente contra o sexto mandamento: “Não pecar contra a castidade”.
O que pode anular um casamento na Igreja Católica Traição?
E como exposto, a traição não torna o casamento nulo ou anulável. A infidelidade é descumprimento do primeiro dever conjugal do matrimônio. Porém, as partes podem se perdoar. Não torna o casamento inválido.
Segundo a Igreja, um casamento religioso não pode ser dissolvido, razão pela qual o direito canônico considera que as pessoas que se separam e voltam a se casar pelo rito civil estão sendo infiéis ao seu primeiro cônjuge e por isso estão excluídas dos sacramentos, entre eles a comunhão.
§1858 – A matéria grave é precisada pelos Dez Mandamentos segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: “Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe” (Mc 10,19).
Em pleno século XXI como vive a igreja o segundo casamento? Os casais em processo de "recasamento" pretendem um dia especial como se fosse a primeira vez mas a Igreja Católica não reconhece o divórcio. Uma pessoa só poderá subir ao altar duas vezes em caso de viuvez ou anulação do primeiro casamento.
Mateus 19:9 é o único versículo bíblico que poderia, se tomado isoladamente, permitir o novo casamento da “parte inocente” enquanto seu cônjuge ainda estiver vivo.
No segundo casamento, fica subentendido para os convidados que o casal não precisa de presentes para montar uma casa completa, pois isso já foi feito antes. Portanto, a lista de presentes tende a ser um pouco diferente. Procure sugerir itens para o lar que nenhum dos noivos possui ou que precisam ser renovados.
Onde está na Bíblia que divorciado não pode comungar?
A Igreja não pode dizer algo diferente do que seu Mestre disse: “Todo aquele que despede a sua mulher e se casa com outra, comete adultério. E quem se casa com a que foi despedida também comete adultério” (Lc 16, 18 – ver também Mt 5,32 e Mc 10, 11-12).
Quem é divorciado pode ser ministro da Eucaristia?
23.1 - Quem vive irregularmente (divorciado, desquitado ou separado que contraria novas núpcias) não pode ser Ministro Extraordinário. Valorize-se para essa função um casal abençoado pelo sacramento do matrimônio.
A solução indicada é verdadeiramente pastoral, se funda no ensinamento de Cristo[v] e não é de nenhum modo discriminatória[vi]. Não basta, portanto, levar a comunhão a um divorciado; é preciso levar o divorciado à comunhão plena com a Igreja antes de oferecer a ele o corpo e sangue de Cristo.