O Erês utilizam sua energia pura para curar, confortar e aconselhar. Cigana Kelida compartilha duas simpatias poderosas para às entidades infantis. Os Erês são espíritos que se manifestam com a energia e a aparência de crianças.
Na Umbanda, acredita-se que erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o Orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação.
Os Erês atuam como intermediários dos Orixás e manifestam-se através de seu Axé. Sua comunicação é direta e vai ao encontro do que o assistido precisa sem delongas ou meio termos. Muitas vezes nem precisamos falar o que precisamos, as "crianças" vão direto ao ponto.
Erê é, no candomblé, o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
OLHA O QUE ELES SÃO CAPAZES DE FAZER NA SUA VIDA | ERÊ 💙💖
Quando o Erê aparece?
Aqui no Brasil o Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente, logo após a primeira incorporação do Orixá. O Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá.
Sinais de que seu Erê está por perto, 1º sentir repentinamente cheiro de doces, pipocas, guaraná e bolo OU vontade de comer alguns desses. elementos, 2º objeto sumindo do nada e. aparecendo em lugares diferentes.
Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.
Nos ajuda a recordarmos da infância, pois eles gostam de guloseimas, refrigerantes, brinquedos de criança e adoram fazer traquinagens. É muito comum pedir aos Erês ajuda aos filhos e resolução de problemas, mas nunca pedir o mal, pois eles não atendem esses pedidos.
São a síntese da pureza. Geralmente são muito ligados à linha das almas ( Pretos e Pretas-velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo a eles como "Vô" e "Vó". São apegados aos seus apetrechos. Cada um deles tem uma mania: chupetas, bonecas, carrinhos, bonés, marias-chiquinhas, travesseiros, talco, etc.
é. primeiro você pode começar a se conectar com o seu Erê, acendendo uma vela, colocando um copo de água com açúcar ou um guaraná. e pedindo que ele se aproxime de você, que você está preparado pra receber essa energia. Os erês, eles são conhecido também como seres encantados, né?
Uma das maneiras que você pode cumprimentar o Erê. é assim, ó, você chega de frente pro Erê. e você estica suas duas mãos e fala, salve! E aí você vai um abraço no Erê, né?
Por isso, de forma muito pura, eles podem falar a verdade sem rodeios e fazer perguntas inapropriadas, típico de uma criança inocente. Dessa maneira, o Erê assume comportamentos e nomes que representam o Orixá para se conectar com as pessoas.
O processo da incorporação se dá a partir do momento que o guia se aproxima do corpo de energia do(a) médium e ambos tentam criar um laço até que haja o chamado “acoplamento áurico”, que é quando o(a) médium assume rapidamente a postura do guia; caso seja um preto-velho, por exemplo, ele irá se curvar, ou se for um erê ...
Na Umbanda, acredita-se que Erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos Orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o Orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Se você prefere deixar em casa você pode deixar assim, porém a sua casa, ela tem que estar preparada para receber sua oferenda, tá. a energia de Erê, energia da invejada, é uma energia muito boa, muito bonita. e ela merece ser respeitada. Então antes de você fazer oferenda.
se for pra uma Erê fêmea, uma Erê menina, se for pra um Erê menino, você acende azul, claro, tá? Você faz a reza, você faz uma oração bem bonita pras criança, pode colocar um Cosme e Damião, fazer a oração do Cosme e Damião. e peça o que você quer. Geralmente os ereis são as entidades conhecida, é que.
alguns sinais que você pode ver que o seu Erê, a sua criança tá perto de você, principalmente nesse mês de setembro, que é o grande mês que tem a gíria Gerês. Bom, um dos sinais mais clássicos que muita gente passa. é você começar a ver. que as coisas estão sumindo da sua casa.
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
Não devemos aceitar ser a segunda opção de alguém, apenas uma alternativa quando o resto do mundo está ocupado. É uma questão de autoestima e valor próprio reconhecer que merecemos mais do que sermos tratados como uma conveniência temporária.
"Os erês são espíritos de crianças que já viveram na Terra e vêm trabalhar na umbanda para continuar seu processo de aprendizado." Para a umbanda e para o catolicismo, tanto os erês (também chamados de Ibeji) quanto os santos Cosme e Damião são irmãos gêmeos.
primeiro você pode começar a se conectar com o seu Erê, acendendo uma vela, colocando um copo de água com açúcar ou um guaraná. e pedindo que ele se aproxime de você, que você está preparado pra receber essa energia. Os erês, eles são conhecido também como seres encantados, né?