Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.
No caso das mulheres, o cargo é equivale ao de equedis, mas não possuem as mesmas funções. ✊🏾 Ogãs tocam os atabaques e ecoam os cânticos nas cerimônias. Eles também são os responsáveis pelas oferendas feitas aos orixás.
Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá. Saem da vida material e nascem na vida espiritual com um novo nome Oruncó. O Mocã e os deleguns são os comprovantes e o diploma do iniciado.
A confirmação do ogã é um ritual secreto. E só o pai de santo e alguns convidados podem saber. Como é que foi feito, o dia que foi feito, porque que foi feito, entendeu? Agora...
Cambondo Quiçabá - Ogã responsável pelas folhas. Tatá Quivonda - Ogã responsável pelos sacrifícios animais (mesmo que axogum). Tatá Pocó - Ogã responsável pelos sacrifícios animais mas que foi iniciado para incoce (Ogum para o povo nagô). Tatá Muloji - Ogã preparador dos encantamentos com as folhas sagradas e cabaças.
Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias.
É arte, cultura e história. Segundo a explicação, as Ekedis "são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás".
O propósito do amaci é vibrar um poder de realização específico para determinada. situação, através do repouso de misturas de ervas e líquidos sobre a coroa do médium. Após aplicado na coroa do médium, a mistura ali permanece vibrando intensamente por algumas horas.
Nos três meses, você não pode beijar, fazer sexo. ou ter qualquer tipo de relação com outra pessoa. ou com você mesmo. Durante esses 3 meses, só roupas brancas, mas nenhuma cor, você não pode olhar no espelho.
14- Ser Ogan e Ekede de um Orixá, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé).
Alabê ou Ogã: iniciados no Candomblé, Batuque de Nação e Umbanda, preparados para tocar os tambores e atabaques. Babalorixás e Yalorixás: são pessoas que ao realizarem os ritos, obrigações e sacrifícios durante sua caminhada religiosa e espiritual são im-poderadas por outros Pai e Mãe de Santo como Sacerdote.
Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.
Ser Ogan é aprender todos os afazeres de um barracão, do físico ao espiritual, do concerto do teto ao ajuste perfeito dos atabaques. Ser Ogan é ser pai e cuidar de seus filhos, mas também é ser filho e aprender com a sabedoria dos orixás.
Ekedi não vira no santo, mas vira quem tem, e desvira quem fingi ter. Ekedi sente, enxerga e conduz! Ekedi não é um ser SECO, sem luz, sem vibração. Como os Orixás escolheriam uma pessoa para ser os olhos dos mais velhos se elas não tivessem a capacidade.
O mais novo trabalho da cantora deve homenagear o candomblé, religião da qual Anitta é adepta. "Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais" publicou a cantora. "Nessa minha nova fase escolhi qualidade e não quantidade." Laroyê é uma saudação a Exu, orixá mensageiro dos caminhos abertos.
Essas mulheres não recebem a manifestação dos orixás e são chamadas de “a mulher que nunca dorme”. Como uma Ekedi é escolhida? Nogueira explica que a Ekedi é escolhida por uma ancestralidade, durante uma festa pública aos orixás ou em rituais internos. “Dizemos, inclusive, que elas são apontadas”, explica.
É de responsabilidade do Ogã o transporte protegido e em segurança do seu Atabaque quando da realização de atividades fora do Templo onde se faça necessário seu uso (por exemplo Homenagem a Iemanjá). Quando da saída de um Ogã, o atabaque deverá ser descruzado, mantido limpo até que um novo Ogã seja iniciado.
As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e ...
O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.
Suas filhas e filhos são pessoas bastante obstinadas e extremamente verdadeiras. De maneira que a forma sincera com a qual se posicionam e falam sobre o que pensam pode chegar a magoar as outras pessoas. Possuem poucos amigos, mas são extremamente fiéis aqueles que amam.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
A gente sabe que hoje tem mulher que toca atabaque, e é normal, ela gosta, aprende e vai. Porém, quando começar o ritual, a mulher não vai tocar, porque não faz parte da função dela. Não existe. Orixá reconhece que se alguém manifestar, quem vai cuidar é a ekedji.