O paciente com câncer precisa evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, salsicha, salame, entre outros. Isso porque o processo de produção desses alimentos envolve vários elementos que aumentam a chance de desenvolver câncer.
Uma dieta equilibrada deve incluir muita fruta e vegetais (mais de um terço da sua dieta), alimentos ricos em amido (pouco mais de um terço da sua dieta), alguns laticínios ou laticínios alternativos, alguma proteína e o mínimo de gordura.
Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou com excesso de açúcar. Intercale pratos líquidos com os sólidos, principalmente sopa de legumes – além de variar nos ingredientes, para que possa aumentar o apetite.
É importante também evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, peito de peru defumado e blanquet de peru. “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”
Portanto, para pessoas com neoplasias envolvidas à captação de hormônios (alguns tipos de CA de mama, ovário, útero, próstata, etc) o leite deve ser evitado por representar uma grande forma de ingestão de hormônios além de aumentar a inflamação metabólica.
Todos os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica devem evitar o tabagismo, uma vez que o fumo aumenta o risco de muitos tipos de câncer e pode aumentar ainda mais o risco de um segundo tipo de câncer. Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem: Atingir e manter um peso saudável.
Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! O ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Ou seja, nada de consumir cru ou com a gema mole, por causa do risco de infecções intestinais, como a salmonella.
“Também se fala muito sobre ser preciso cortar o doce, e isso é um mito. O açúcar, ou seja, a glicose, é combustível para a proliferação de todas as células do corpo, sendo elas sadias ou tumorais. Então naturalmente o tumor vai se alimentar dessa glicose, mas não é realmente proibido.
De maneira geral, deve-se evitar o consumo de carne vermelha ou processada mais de duas a três vezes por semana”, avisa o Dr. Victor Hugo. Além disso, é importante privilegiar o consumo de frutas e vegetais.
Entre os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de leucemia estão o tabagismo, a exposição ao benzeno (substância encontrada na gasolina e largamente usada na indústria química), à radiação ionizante (raios X e gama) proveniente de procedimentos médicos (radioterapia), a alguns medicamentos de quimioterapia, ...
O tratamento das leucemias, dependendo do tipo, pode ser realizado com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, a chamada terapêutica alvo (voltada a uma modificação específica na célula leucêmica, transplante de medula óssea ou com terapia com células geneticamente modificadas (catr T Cells).
O que uma pessoa com câncer não pode comer de jeito nenhum?
O paciente com câncer precisa evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, salsicha, salame, entre outros. Isso porque o processo de produção desses alimentos envolve vários elementos que aumentam a chance de desenvolver câncer.
Zinco. O zinco é um mineral que tem efeito diretamente sobre a produção, maturação e atuação dos leucócitos, que são as células do sistema imunológico. Uma das melhores formas de aumentar a imunidade após a quimioterapia é através da ingestão de zinco.
De modo geral, Daniela recomenda, prioritariamente, reforçar a higiene com as mãos, evitar aglomerações e cuidar da alimentação. "É necessário um zelo extra com utensílios de cozinha - como talheres, copos, pratos e, principalmente, liquidificadores e tábuas de carne.
Além disso, a goiaba é muito rica em vitamina C, que também atua contra o câncer e potencializa a quimioterapia. Embora a laranja seja a fruta mais famosa quando falamos em vitamina C, a goiaba fornece cinco vezes mais desse nutriente.
Controvérsias existem e mais estudos precisam ser realizados para que se possa afirmar com maior certeza as implicações do consumo do leite no desenvolvimento de neoplasias malignas. Entretanto, a ingestão moderada desse alimento é recomendada, já que o cálcio oferecido pelo leite tem excelente biodisponibilidade.
Prefira proteínas saudáveis e magras como peixes, ovos, frango, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e também de carboidratos integrais: batata doce, mandioca, mandioquinha, arroz integral e quinoa.
O que uma pessoa com câncer pode comer no café da manhã?
Pães, grãos integrais, arroz, • 6 a 11 porções do grupo todo (incluir várias • 1 fatia de pão. massas, e outros produtos porções de produtos com grãos integrais • 1/2 pão de hambúrguer ou 1/2 pão francês.
O chocolate pode até estar liberado na alimentação do paciente em tratamento de câncer, mas não pode exagerar. É melhor manter um consumo diário pequeno, do que grandes quantidades de uma só vez. A quantidade ideal para consumo do chocolate deve ser indicada pelo nutricionista que acompanha o tratamento do paciente.
As atividades sexuais podem ser mantidas normalmente, porém, a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. É fundamental o uso da camisinha. Esta orientação é dirigida tanto para as mulheres como para os homens que estão sob tratamento, e ambos devem procurar ter parceiro fixo.
Todo e qualquer paciente que esteja em condições de se movimentar e que seja orientado por médicos especializados pode e deve realizar exercícios físicos durante o tratamento contra o câncer, e assim melhorar a saúde e a qualidade de vida.