Por meio do Pix é possível fazer pagamentos e transferências a qualquer momento do dia, incluindo feriados e finais de semana. Para que os pagamentos e transferências possam acontecer, é necessário que os usuários tenham uma chave Pix cadastrada.
Tem algum perigo passar a chave Pix para outra pessoa?
Usar o Pix é, sim, seguro – falamos mais aqui. Phishing é um dos tipos de golpe mais comuns da internet. Ele é usado para roubar informações pessoais de usuários – como nome completo, CPF, números ou senhas de cartão de crédito.
Em outras situações, o golpista orienta o usuário a registrar suas chaves Pix em sites falsos. Assim, a pessoa informa dados pessoais como CPF, número de telefone e e-mail à falsa instituição e os criminosos podem fazer o que quiserem com eles.
A chave Pix pode ser definida como um endereço, ou até mesmo um apelido, para identificar sua conta para que o dinheiro transferido seja direcionado a ela. Em outros termos é a chave Pix que identifica a conta bancária na qual você vai receber o valor que será enviado por quem está mandando o dinheiro.
Um novo golpe envolvendo o método de pagamentos instantâneos Pix tem causado enormes prejuízos aos brasileiros. Baseando-se no desvio das transações feitas pelo celular, a tática fraudulenta da vez ocorre de forma automatizada e sem que o usuário note.
Assim como uma transferência TED ou DOC, o Pix é seguro e possui camadas de autenticação e criptografia, além das camadas de segurança criadas pelos próprios bancos em seus aplicativos, como a senha e a biometria.
Segundo o Banco Central, a Chave Pix de CPF ou CNPJ é considerada a opção mais segura por ser uma informação pessoal imutável e intransferível. Caso deseje realizar uma compra ou venda de algo de grande valor, é indicado utilizar esse tipo de chave.
“O CPF é um dos dados mais críticos que possuímos. Distribuí-lo indiscriminadamente pode nos expor a riscos significativos, como a celebração de contratos em nosso nome. É aconselhável dar preferência ao uso do número de celular ou e-mail como chaves Pix”, detalhou.
Como saber se minha chave Pix está sendo usada por outra pessoa? Você só vai descobrir se sua chave está sendo utilizada por outra pessoa quando fizer o cadastro daquela informação e perceber que seu dado já está “preso” em uma conta que não é sua.
Os relatórios de chaves Pix mostram as chaves Pix que você cadastrou e a situação de cada uma delas. Os relatórios servem para você: consultar histórico e detalhes de suas chaves Pix cadastradas; e. conferir se existe alguma chave cadastrada em seu nome sem sua autorização.
O pix é uma forma simplificada de identificação, mas tem a mesma segurança que o Sistema Financeiro Nacional usa para TED e DOC. E as transações contam, ainda, com camadas de autenticação criadas pelos próprios bancos. Estes golpes não visam burlar ou hackear a tecnologia em si, mas sim ludibriar a pessoa.
Embora os comprovantes do Pix sejam úteis, compartilhá-los indiscriminadamente pode expor você a diversos riscos de segurança, incluindo: Vazamento de informações pessoais: Os comprovantes podem conter dados sensíveis, como seu nome completo, CPF ou CNPJ, e informações bancárias.
Para se proteger dessa modalidade de golpe, basta consultar o sistema Registrato, do Banco Central. Por meio dele é possível consultar, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.
Apenas as instituições bancárias que trabalham com o Pix podem rastrear transações pelo ID. Se você precisar identificar uma pessoa que enviou ou recebeu seu dinheiro, pode entrar em contato com o banco e informar o ID para que a instituição identifique a pessoa.
A chave Pix é o dado que você informa aos seus contatos para receber transferências em sua conta PagBank em poucos segundos. Você pode criar uma ou mais chaves, que podem ser e-mail, CPF/CNPJ e telefone (incluindo números com DDI).
O Pix é um sistema extremamente seguro. Todavia, outros riscos podem permear a plataforma do Banco Central (BC), como o vazamento de dados cadastrais vinculados à chaves do Pix. Este tipo de incidente não permite a movimentação de dinheiro ou acesso às contas bancárias.
Não. Não é possível consultar a chave Pix de outra pessoa. Mas, existe uma estratégia muito simples que pode dar certo na hora de descobrir o Pix de alguém e fazer uma transferência. O usuário pode, por exemplo, realizar uma simulação de transferência se souber ao menos uma informação da pessoa.
O que acontece se outra pessoa tentar usar a minha chave Pix?
A pessoa que está usando a chave será notificada sobre a reivindicação no aplicativo de pagamentos ou banco em que a chave está cadastrada. A partir de então, ela tem até 14 dias corridos para comprovar a posse da chave.
O golpista entra em contato com a vítima se passando por uma empresa e pede que que o usuário digite um código que o criminoso envia para confirmar, atualizar ou autenticar algum cadastro. O problema é que esse código permite a clonagem do WhatsApp e sequestro do perfil.
Assim sendo, dá para cancelar um Pix? Até o momento, após a sua confirmação, não pode ser cancelado visto que a liquidação do Pix é em tempo real. Quem enviar o dinheiro só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.