Calça: sua utilização pode ser feita em todos os ambientes em que a exigência de higiene seja indispensável; Camisa: para evitar que respingos de fluidos corporais ou sangue atinjam o pijama hospitalar, a camisa descartável é uma ótima opção.
Prefira usar roupas leves por baixo dos EPIs, e use e abuse dos scrubs ou pijamas cirúrgicos aqui, já que eles são práticos e facilitam a mobilidade, além de possuírem mangas curtas, que facilitam a higienização dos punhos.
O scrub funciona como uma vestimenta para usar por baixo do jaleco ou para usar sem o jaleco para transitar nas áreas comuns sem ter o risco de contaminar roupas normais com vírus e bactérias.
Scrubs vs. Pijamas Cirúrgicos: Tecidos e Uso Distintos
Outra diferença significativa é o uso específico: scrubs como uniforme de trabalho, geralmente sob o jaleco, enquanto os pijamas cirúrgicos se restringem às salas de cirurgia, proporcionando máxima proteção contra contaminações cruzadas.
Originalmente projetado para ser usado por cirurgiões e outros funcionários da sala de operações, sendo colocado assim que se esterilizarem, ou após "esfregarem" as mãos ( em inglês "scrub" significa esfregar), limpando as mãos antes da cirurgia. E hoje em dia eles são usados por muitos profissionais da Área da Saúde.
Pode Usar Scrubs Fora do Hospital (Pijaminha Médico)
Pode andar de scrubs na rua?
Jaleco na rua é proibido por Lei em alguns estados
Por exemplo, no estado de São Paulo, a lei 14.466, está em vigor desde 2011, ocasionando uma multa de R$ 174,50 para os profissionais que forem pegos de jaleco fora de clínicas e hospitais.
Branco: O branco é uma escolha tradicional para médicos e enfermeiros, representando pureza, limpeza e profissionalismo. Verde: O verde é comumente usado em scrubs e representa calma e tranquilidade. Também é uma cor que ajuda a reduzir a fadiga visual, especialmente durante cirurgias prolongadas.
O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.
Algodão. Se você deseja confeccionar um uniforme hospitalar que proporcione a melhor sensação térmica e maciez, o algodão será a malha ideal. Os tecidos de malha de algodão (principalmente os que levam 100% dele em sua composição) são: Leves, frescos e confortáveis.
Scrubs são as roupas sanitárias utilizadas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros trabalhadores envolvidos no atendimento ao paciente ou em outras áreas da saúde.
O melhor tecido para scrub é o algodão, o poliéster, a poliamida, o gabardine, o oxford, a malha tecnológica, etc... O que quero dizer é que não existe tecido perfeito, o que existe é o mais adequado ao seu trabalho e ao seu gosto.
Uma lei proíbe o uso de jalecos fora do hospital já foi sancionada em diversos estados e cidades do Brasil. O principal objetivo da lei é evitar a contaminação do ambiente hospitalar com bactérias e outros micro-organismos que podem ser carregados pelos jalecos.
É realmente necessário retirar toda a roupa, brincos, piercings, anéis, pulseiras, cordões, próteses dentárias, lentes de contato antes de ir pra cirurgia? Sim e isso também tem toda relação com a sua segurança.
Paramentação cirúrgica é a vestimenta específica e apropriada aos procedimentos realizados no Centro Cirúrgico. De acordo com a tradição, inclui o uniforme privativo (calça e blusa), propé ou sapato privativo, gorro, máscara, avental cirúrgico e luva cirúrgica.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
Gabardine. É considerado mais nobre que o Oxford. Também tem aspecto lustroso e traz na composição o misto de poliéster com viscose, os percentuais de cada vibra variam de acordo com o fornecedor. Por causa da viscose, o jaleco de gabardine é mais fresco que o de Oxford.
O tecido Oxfordine é uma versão do famoso tecido Oxford, tendo as grandes qualidades dele, mas com uma maior leveza, menos peso e um caimento mais suave. Muito usado na moda tanto social quanto casual, para confecção de blusas, camisas, blazers, uniformes, jalecos, saias, entre outras peças.
Como neutro, você pode usar qualquer coisa na roda de cores – mas normalmente é melhor optar por versões suavizadas ou silenciadas de uma cor, em vez das versões mais brilhantes.
O pijama hospitalar pode ser usado nas ruas? Não. É terminantemente proibido usar pijama hospitalar em público; na verdade, alguns estados brasileiros existem até leis que restringem esse tipo de prática.
Segundo um artigo de 1998 do Today's Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia. A intenção era fazer com que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados.
O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).
- Não é permitida a entrada nas dependências do Hospital usando: Minissaia, vestidos e bermudas curtas (acima do meio da coxa), camisas sem mangas, roupas decotadas e/ou transparentes, sapatos abertos, chinelos, boné, chapéu ou capacete.
Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas. Quem faz uso dos scrubs não fica isento da obrigatoriedade de usar jalecos durante o exercício do trabalho.