A substituição do fermento segue a mesma lógica da formulação original: misturar bicarbonato de sódio com alguma substância mais ácida que pode ser vinagre branco, suco de limão ou até cremor de tártaro.
O que posso usar para substituir o fermento biológico?
Segundo o chef Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, existe um item que todo mundo tem em casa e pode substituir o ingrediente quando não tem fermento para bolo em casa: o bicabornato de sódio. Basta misturá-lo com algum ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc) e pronto!
Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.
O fermento químico e o bicarbonato de sódio têm a mesma função: fazer a massa ficar fofinha e crescer. Qual a diferença entre eles então? O fermento é apenas uma mistura de bicarbonato com algum ácido. Portanto, é possível, sim, usar o bicarbonato no lugar do fermento, mas, primeiro, alguns passos são necessários.
Quando utilizar um ou outro? Tradicionalmente, o fermento químico é para bolos, tortas, doces e confeitaria, enquanto o biológico e natural na panificação tradicional. Embora atualmente existam receitas que “brinquem” com essa troca, como é o caso do bolo com fermentação natural ou pães feitos com fermento químico.
Sem o ingrediente ácido, não funciona. Dada a sua potencia, ou força, quando o utilizamos para substituir o fermento em pó, reduzimos a quantidade utilizada e por cada colher de chá de fermento em pó, vamos utilizar somente ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio.
Qual a diferença entre fermento químico e bicarbonato?
Para que servem? O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico, muito utilizado para fermentação de massas e também para limpeza, como no auxílio da remoção de manchas. Já o fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos, por esse motivo é muito utilizado em bolos.
Você pode aplicar o fermento vencido na superfície usando uma escova pequena e esfregar o local que precisa de limpeza. Uma dica bacana para potencializar o efeito é borrifar vinagre de álcool antes de espalhar o bicarbonato no rejunte.
Sabe quando seu fermento para bolo vence e você acha que ele não tem mais utilidade? Pois acredite… ELE TEM! Isso mesmo migaa, sua cozinha vai agradecer, a pia da cozinha fica limpinha e brilhando, pode ser usado em todo material de inox que vc tiver.
Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água. Em seguida, misture bem e deixe repousar à temperatura ambiente (a temperatura ideal é em torno de 25°C) por duas ou três horas ou até notar que as bolhas estão 'ativas'.
“A única maneira certa de estragar um fermento é negligenciá-lo por um longo período de tempo ou submetê-lo a temperaturas extremas. Mesmo assim, um ciclo de alimentação regular pode restaurar a vitalidade do seu fermento”.
Mexer rapidamente irá diminuir o resultado da fermentação. 3- A quantidade de fermento usada em uma receita deve ser de cerca de 3% do total de farinha utilizada.
O fermento biológico fresco e seco são ótimas opções para pães e massas, enquanto o fermento químico é ideal para bolos e sobremesas. Já o fermento natural proporciona um sabor exclusivo e textura excepcional a pães artesanais.
O fermento biológico é compostos de leveduras, organismos vivos que, quando misturados com água e farinha, produzem o gás que faz crescer a massa. Esse tipo de fermento é indicado para pães, roscas, pizzas e esfirras. Ele é vendido na forma de tablete, grãos e em pó.
Dependendo do estado do produto, ele pode causar demodicidose, infecção provocada por ácaros que causa descamação da pele, além de alergias como a dermatite de contato e até conjuntivites nos olhos.
Para saber se o fermento químico está vivo, coloque meia colher de chá do fermento num recipiente e cubra com 60 mililitros de água quente. A reação deverá formar muitas bolhas brancas. Caso isso não aconteça, encare a realidade: descarte e vá ao mercado.
Pode substituir fermento biológico por bicarbonato?
É possível usar fermento no lugar do bicarbonato, mas não o contrário. "O bicarbonato precisa de condições ideais para funcionar e, se a receita pede por fermento, existem grandes chances das condições não serem as melhores para o bicarbonato".
Embora tenha o nome do mesmo elemento químico, bicarbonato, sal e sódio são três ingredientes diferentes. Um não substitui o outro; se acabar o fermento, o sal não pode resolver o problema.
15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)). Use sempre essa equivalência na hora de calcular a quantidade.
Pode usar o fermento químico no lugar do biológico?
Não. O fermento químico diferencia-se do fermento biológico. Isso porque o fermento químico promove uma esponjosidade à massa de um determinado alimento, por ser uma mistura um ácido não tóxico e um carbonato.
O bicarbonato de sódio que encontramos para venda é indicado como adequado para o uso alimentar, é usado para a preparação de produtos de beleza e de limpeza e também traz benefícios quando usado para problemas de saúde leves, como no tratamento de aftas e azia (acidez estomacal).