Gostam de doces O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.
As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.
As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. As vacas precisam ter espaço suficiente para comer, beber, caminhar, socializar, descansar e até mesmo se coçar. Cada vaca deve ter acesso fácil a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia.
Assim como nós, as vacas podem sentir antipatia umas pelas outras e guardar rancor. Elas também podem reconhecer e lembrar, por anos, de pessoas que as trataram mal. As vacas também gostam de brincar. Com espaço, elas correm e perseguem umas às outras e até brincam com bolas.
Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho. O touro também lambe o ombro da vaca no cio para acalmar a fêmea e preparar para a monta.
Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos. As cores que melhor visualizam, em ordem decrescente de discernimento, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde.
Tudo indica prolapso vaginal e/ou prolapso uterino. As causas da doença são muitas e há fatores que facilitam a sua ocorrência, como conformação do quadril, subnutrição e fraqueza da fêmea, além de machucados anteriores no útero ou na vagina.
O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.
As vacas alojadas individualmente em cubículos dormem aproximadamente quatro horas por dia e ficam num estado de sonolência durante cerca de oito horas. As vacas dormem mais à noite, quando o ambiente do estábulo se torna mais tranquilo, mas o sono pode ocorrer durante todo o dia.
Os primeiros sintomas da doença começam com os animais se separando dos demais, têm o apetite deprimido, permanecem constantemente de cabeça baixa, orelhas caídas, dificuldade de respiração (dispnea) emagrecimento rápido, e em alguns casos a morte.
Eles não podem chorar porque não sabem qual será o seu destino, pelo menos até alguns momentos antes da morte. Muito poucas espécies animais têm choro emocional (elefantes, por exemplo). Para a maioria dos animais, as lágrimas têm apenas uma finalidade lubrificante para o olho.
Elas não podem conversar, mas falam usando o corpo. Quais são alguns sinais que uma vaca nos envia, aos quais talvez os criadores não estejam prestando atenção? Um dos aspectos mais importantes tem a ver com a alimentação das vacas, quando elas não recebem comida suficiente ou não se alimentam direito.
As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.
Para ela, o melhor a se fazer com as vaquinhas é abraçá-las: "Quando elas estão deitadas, elas adoram quando os abraçamos, e eles até envolvem seus pescoços em volta de nós para nos abraçar de volta." Embora muitas pessoas pensem em vacas apenas como um meio de produção de carne ou leite para o café da manhã.
Em estado adiantado de prenhez (diz-se da vaca e de outras fêmeas de animais prestes a parir e com o úbere desenvolvido). Vaca ou outra fêmea de mamífero quando nesse estado.
Eles descansam sem perda da vigilância e provavelmente sem perda da consciência. O animal pode deitar-se com os olhos fechados, mas qualquer barulho ou movimento pode causar uma resposta imediata”, explica Aloísio Torres de Campos, Professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite.
A audição dos bovinos é semelhante à dos humanos, por ser muito sensível aos sons de alta frequência, possuindo uma sensibilidade de até 21000 Hz (ALGERS, 1984) A maior preocupação com barulho durante o manejo é o fato de que sons estranhos ou excessivamente altos podem assustá-los, o que impedirá a movimentação ...
Normalmente, a expectativa de vida de uma vaca varia de 15 a 25 anos, dependendo dos cuidados e das condições em que ela vive. Várias questões como a nutrição, o manejo adequado e a saúde desempenham um papel importante na determinação da longevidade de uma vaca.
Pasto é a forma mais barata de se alimentar as vacas de leite na época das águas. Geralmente, 80% da produção das pastagens ocorre na época chuvosa e o restante (20%) na época seca do ano, exceto na Região Sul do Brasil. Deste fato, a suplementação com outros volumosos (silagens, cana-de-açúcar, feno etc.)
Uma pesquisa da Michigan State University mostra como as vacas leiteiras, na média, gastam seu tempo: Comendo: 3-5 horas (9-14 refeições por dia) Deitada ou descansando: 12-14 horas. De pé ou caminhando: 2-3 horas.