Roboão vai ser o único herdeiro ao trono, mas acabará perdendo o poder após uma revolta comandada por Jeroboão (Vitor Novello). Ele vai juntar dez das 12 tribos para tirá-lo do palácio –dividindo a nação entre Reino de Israel e Reino de Judá.
O líder militar sírio Naamã foi curado da lepra ao seguir o conselho do Profeta Eliseu. Mais tarde, Eliseu fez milagrosamente com que um machado flutuasse na água. Eliseu também ajudou Israel a derrotar o exército sírio revelando os planos de guerra da Síria para o rei de Israel.
Desde o início de Reis, o público o conhece como filho da narradora da história, mas, em breve, Roboão (Henrique Camargo) vai aparecer como o filho de Salomão (Guilherme Dellorto) na série.
O tempo passa e os filhos de Roboão se tornam adultos. No entanto, o rei convida apenas três deles para uma festa no barco: Selomite, o caçula, Jeús, o primogênito, e Abias. “E a preferência não passará despercebida pelos demais”, diz a rainha.
Ele pagou pelos erros de Salomão, que perdeu o trono por ter desobedecido às ordens de Deus. Ele era filho de Naamá. Ele é considerado um dos descendentes de Ló –interpretado por Emílio Orciollo Neto em Gênesis (2021)-- e era descrito como um homem de "caráter deturpado".
QUEM FOI ROBOÃO NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO REI ROBOÃO, FILHO DE SALOMÃO
O que acontece com Naamá em Reis 2024?
Naamá vai pagar caro por se vingar do desprezo de Salomão, já que Roboão vai herdar um reino dividido. Decepcionado com o filho de Davi (Petrônio Gontijo), que terá permitido o culto a outras divindades em Israel, Deus vai entregar o comando de dez tribos a Jeroboão (Vitor Novello).
Naamá (Ingrid Conte) vai pagar caro pelo próprio orgulho nos últimos capítulos de Reis. Ela, que se exilou no Egito para se vingar de Salomão (Guilherme Dellorto), vai ver Roboão (Henrique Camargo) sofrer com suas escolhas. O herdeiro do trono crescerá longe da palavra de Deus e se tornará um homem de caráter duvidoso.
Resuma I Reis 12:1–24 explicando que, depois da morte de Salomão, seu filho Roboão tornou-se rei de toda a Israel. Jeroboão voltou a Israel vindo do Egito e, juntamente com outros, rogou que Roboão aliviasse os fardos que Salomão impusera ao povo para sustentar seus muitos projetos de construção.
Ela será "estrangulada" pela principal rival, Maacá (Juliana Xavier/Juliana Knust) --a qual dará um filho homem, Abias, para Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez).
Jeroboão (Vitor Novello/Marcello Valle) vai ser castigado por Deus pela construção de dois bezerros de ouro nos próximos capítulos da novela Reis. Ele vai arrastar o Reino de Israel para um período de turbulência política, em que nenhuma dinastia vai permanecer durante um longo tempo no trono.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Amor por Salomão acaba em tragédia. A vida de Abisague (Barbara França) vai virar um verdadeiro inferno após colocar os pés no Egito nos próximos capítulos de Reis. A concubina vai despertar a inveja da princesa Nebset (Priscila Ubba), que armará para separá-la de Salomão (Guilherme Dellormo).
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
Eliseu curou Naamã de lepra e por isso este ofereceu um presente ao profeta como agradecimento pela cura. Eliseu, porém, recusou qualquer pagamento. Antes de partir para sua terra natal, Naamã fez o que parece ser um pedido peculiar: ele queria “duas mulas carregadas de terra” (2Reis 5.17).
Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.
Desprezada por Salomão, rainha sofre sem parar. Roboão (Henrique Camargo) entrará em pânico ao encontrar Naamá (Ingrid Conte) caída no chão no palácio nos próximos capítulos de Reis. Cheia de culpa, a amonita atentará contra a própria vida.
Asas foi punido pela sua soberba com uma doença que comprometeu os seus pés, deixando o reino nas mãos da avó. As próximas temporadas vão mostrar que ela construiu um ídolo para cultuar um demônio no palácio --deposta posteriormente pelo próprio neto.
30 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias. 31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.
Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910). Para que a entronização se consolidasse em todo o território israelita, Roboão precisava não somente ser aclamado rei em Judá e Jerusalém, mas também no Norte [2].
Narrativa bíblica. Roboão tinha 41 anos de idade quando começou a reinar. Era filho de Salomão e de Naamá, a amonita. Salomão, seu pai, era filho de Davi e de Bate-Seba, a esposa de Urias, o heteu.
Não há informações na Bíblia sobre Abisague ter tido filhos, já que a jovem foi citada apenas como uma pessoa que serviu e cuidou do rei que antecedeu Salomão. O livro sagrado não faz referência a descendentes da loira, dando a entender que a mulher pode não ter deixado herdeiros.
Após uma tentativa frustrada de fugir, Naamá retorna a Jerusalém. Então, a mãe de Roboão faz as malas e decide deixar a cidade. Salomão implora para a amada ficar, mas ela deixa claro que não aceita o relacionamento dele com Abisague.
Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida.