Segundo cientistas, não há riscos iniciais de colisão do 'Apophis' com o nosso planeta, mas a Agência Espacial Europeia (ESA) enviará uma sonda para estudá-lo. Asteroide atingirá seu ponto mais próximo da Terra em 13 de abril de 2029, a 38 mil quilômetros de distância.
Na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o Apófis irá passar pela Terra entre as órbitas de satélite de comunicação geosíncronos. Depois desta passagem ele irá retornar para outra passagem próxima à Terra em 2036.
Em 13 de abril de 2029 (a propósito, será uma sexta-feira 13), Apophis passará a cerca de 31.600 quilômetros da Terra (com uma região de incerteza de cerca de 3,4 quilômetros). Isso é 10 vezes mais perto de nós do que a Lua, e também mais perto do que o anel de satélites geostacionários que orbitam nosso planeta!
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
É verdade que o asteroide vai colidir com a Terra?
Apesar da sensação de elevada "incidência" de asteroides, não há chances de colisão de nenhum dos dois asteroides com a Terra. Na verdade, não há previsão de nenhuma colisão do tipo nos próximos 100 anos.
Alguns asteroides vão passar pela Terra nos próximos dias, começando por 2024 JF, que se aproxima do nosso planeta na segunda (6). Não há riscos de colisão. Algumas rochas espaciais vão passar perto da Terra nesta semana, sem riscos de colisão.
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
O 12P/Pons-Brooks leva 71 anos para completar uma volta em torno do Sol. Por isso, considerado um cometa do tipo Halley, aquele famoso que aparece a cada 76 anos, também considerado de curto período orbital.
Segundo Observatório Nacional, o ideal é tentar ver o cometa sempre por volta das 17h40 e 18h30. A maior dificuldade, porém, é encontrar um lugar com vista do horizonte oeste livre, já que, segundo o astrônomo Filipe Monteiro, o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de aproximadamente 15 graus.
Em meados de agosto, os restos do cometa espacial 109P/Swift-Tuttle coincidirão com a órbita da Terra, produzindo a chuva de meteoros Perseidas. De acordo com a previsão da agência espacial, o pico de atividade ocorrerá em 12 de agosto de 2024, com um máximo de 80 meteoros visíveis ao olho humano.
O estudo, publicado no periódico científico Nature Geoscience, previu que, com o ritmo atual de destruição, 92% da superfície do planeta estarão inabitáveis em 250 milhões de anos. Além disso, será formado por um supercontinente, cheio de radiação, quase nenhuma comida e praticamente sem mamíferos.
Qual é o tamanho do meteoro que matou os dinossauros?
O asteroide, com cerca de 14 quilômetros de largura, deixou uma cratera de impacto de cerca de 100 quilômetros perto da península mexicana de Yucatán. Além de acabar com o reinado dos dinossauros, o golpe direto desencadeou a extinção em massa de 75% da vida animal e vegetal do planeta.
É verdade que em 2029 vai cair um meteoro na Terra?
A NASA e a Agência Espacial Europeia já têm alguns planos para estudar o asteroide 99942 Apophis, que vai ficar perto da Terra em 2029. O asteroide 99942 Apophis (ou Apófis, como é chamado em português) vai se aproximar da Terra em 2029.
Após 2036, com as consequências de uma terrível guerra no Oriente Médio e em parte da Ásia, graves mudanças acontecem naTerra, causadas, também, pelos cataclismos e alterações climáticas nas regiões polares e no Hemisfério Norte. Mais da metade da população mundial sucumbe a esses eventos.
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
Neste sábado, Saturno, Marte, Júpiter e a Lua se alinharão no céu, formando uma conjunção visível a olho nu no Brasil. O fenômeno ocorrerá pouco antes do amanhecer e poderá ser observado em todo o país, destacando a importância de buscar locais sem obstáculos para uma melhor visualização.
Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.
O dia 24 de agosto, em Portugal, é então o dia em que “o diabo está à solta”, e é preciso ter cuidado com ventanias, agressões, acidentes, perdas, roubos, doenças e tentações.
Segundo Observatório Nacional, o ideal é tentar ver o cometa sempre por volta das 17h40 e 18h30. A maior dificuldade, porém, é encontrar um lugar com vista do horizonte oeste livre, já que, segundo o astrônomo Filipe Monteiro, o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de aproximadamente 15 graus.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Cometa do Diabo não traz nenhum risco para nós. O corpo celeste, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está se aproximando do nosso planeta, mas sem qualquer chance de colisão.
Originalmente, o cometa 12P/Pons-Brooks foi descoberto pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, em 1812, mas foi observado novamente pelo astrônomo inglês William Robert Brooks em 1883.