Eclipse solar e chuva de meteoros: veja os principais eventos astronômicos em 2024. Entre os principais eventos astronômicos que iluminarão os céus em 2024 estão dois eclipses lunares penumbrais, chuvas de meteoros e a passagem de dois cometas.
Desde chuvas de meteoros até conjunções fascinantes, há muito para observar no vasto céu noturno. Para todos os entusiastas da astronomia, julho de 2024 promete um espetáculo celeste repleto de eventos notáveis no céu. Desde chuvas de meteoros até conjunções fascinantes, há muito para observar no vasto céu noturno.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril. Mas o calendário de julho não fica atrás e também promete eventos interessantes para aproveitar.
Publicado em 19/08/2024 - 15:18 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília. A primeira superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira.
4 coisas incrivelmente raras que aparecerão no céu em 2024!
Onde caiu o meteoro 2024?
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que uma bola de fogo iluminou o céu de diversas cidades do Piauí por volta das 0h10 deste sábado (13.jul.2024).
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
O ano de 2024 é previsto como um período de complexidade e desafios em escala global, com uma das principais preocupações sendo o potencial para conflitos e guerras de grande magnitude.
"2024 é o seu ano de regeneração e evolução. Novas oportunidades profissionais chegarão e trazem a possibilidade de grande sucesso material. Diga adeus à rotina, medos e procrastinação. Seus impulsos apaixonados serão exaltados e, num momento você pode pensar em casamento e, no outro, em curtir a liberdade!
As mudanças climáticas assumirão um papel mais acentuado em 2024, de acordo com Nostradamus. Ele prevê um aumento na aridez da terra e a ocorrência de grandes inundações, acompanhadas da visualização da água.
“2024 promete ser um ano de notáveis mudanças e transformações, impulsionado por eventos astronômicos significativos. O. Esta energia implica administração, negócios, ambição, eficiência e competência.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
No dia 8 de abril de 2024, haverá um eclipse solar total. A Lua irá cruzar seu trajeto com o Sol e bloquear totalmente sua visão. O eclipse começará a ser visível no México.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a previsão mais recente sugere que o ápice da atividade solar ocorrerá em 2024, um ano antes do previsto inicialmente. Alguns especialistas consideram que isso representa uma ameaça significativa para os seres humanos.
NASA Lançará Missão ESCAPADE para Estudar Magnetosfera de Marte em 2024. A missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) da NASA representa um marco significativo na exploração espacial, especialmente no estudo da magnetosfera de Marte e sua interação com o vento solar.
E o nome é o que mais vem chamando a atenção de muita gente na internet. Apesar de ser chamado oficialmente de 12P/Pons-Brooks, ele ficou conhecido como 'Cometa do Diabo' por ter dois 'chifres' feitos de gelo e gás.
Tendências emergentes e disruptivas — como computação em nuvem, realidade aumentada, computação quântica e tecnologia blockchain — têm o potencial de transformar indústrias e estabelecer novas oportunidades de negócios.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
O que acontece se a tempestade solar atingir a Terra?
Impactos gerados pelo fenômeno se estenderão ao longo do fim de semana. Uma tempestade geomagnética vinda do Sol pode chegar até a Terra e afetar sistemas de comunicação, redes elétricas, navegação por satélite, GPSs e operações espaciais.
O primeiro eclipse solar total de 2024 começou às 15h07 e terminou às 16h46 (horário de Brasília). O fenômeno teve visibilidade apenas para alguns locais do México, Canadá e Estados Unidos, mas pôde ser acompanhado pelo YouTube e plataformas de streaming.
Em 2024, no dia 20 de abril, acontecerá uma rara conjunção planetária entre Júpiter e Urano, que ocorre quando dois ou mais planetas aparecem perto um do outro no céu.
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
Em 2024, fenômenos astronômicos incríveis como o "cometa do século", chuvas de meteoros e eclipses serão visíveis. O cometa C/2023 A3 promete brilhar intensamente em outubro. Superluas, eclipse lunar parcial e solar anular também estão no calendário. Observação em locais escuros é recomendada para melhor visualização.