- 4 de Novembro: Dia do Inventor. - 5 de Novembro: Dia da Cultura e da Ciência, Dia do Protético, Dia do Cinema Brasileiro, Dia da Língua Portuguesa, Dia do Radioamador e Dia Nacional do Design.
HORÓSCOPO DE HOJE // NOVEMBRO - DIA 04/11/2023 - Todos os Signos
O que se comemora no dia 05 de novembro?
No dia 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data instituída em 2006 a partir de um projeto apresentado no Senado como forma de homenagear o aniversário do escritor, jurista e político Ruy Barbosa, um dos defensores da língua no Brasil.
Os feriados caem no dias 2 e 15 de novembro. O dia de 2 novembro é o Dia de Finados. Trata-se de um momento de lembrar e homenagear os entes queridos que já se foram, uma data de reflexão e saudade. Já no dia 15, os brasileiros celebram o Dia da Proclamação da República.
O feriado de Finados, 2 de novembro, cai numa quinta-feira neste ano. Por isso, muitos serviços terão horário de funcionamento especial não só no próprio dia 2, como também na sexta-feira, dia 3. O feriado é nacional. Como é praxe, serviços essenciais, como os de urgência e emergência em saúde, mantêm o funcionamento.
Ao todo, há 12 feriados nacionais. Vários países latino-americanos estão à frente do Brasil no ranking, como a Colômbia, que lidera a lista ao lado da Índia, com 18 feriados. Além disso, Argentina e Chile contam cada um com 15 feriados nacionais no calendário.
Lua nova: Na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais possíveis. Lua cheia: Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores ocasionando maior número de prematuros nessa fase. Geralmente são partos mais difíceis e demorados.
Quarta-feira, dia 15, é feriado nacional, dia que se comemora a proclamação da república, portanto, não haverá expediente na Câmara. As atividades retornam normalmente na quinta feira, dia 16. A Câmara Municipal deseja um bom feriado a todos!
Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.