Quais foram as últimas palavras de Van Gogh antes de morrer? As últimas palavras atribuídas a Van Gogh foram: “A tristeza durará para sempre”. Elas foram pronunciadas em seu leito de morte para seu irmão, Theo, após uma tentativa de suicídio.
Seu irmão Theo, ao seu lado quando morreu, disse que as últimas palavras de Vincent foram “La tristesse durera toujours”, que significa “a tristeza durará para sempre”.
O Dr. Gachet foi chamado às pressas, mas não conseguiu retirar a bala. Assim que soube do “incidente”, Théo veio ao encontro do irmão, mas ele estava decidido a morrer. Por volta da 1h30 do dia 29 de julho, Vincent Van Gogh murmura suas últimas palavras: “Quero ir embora”, e morre.
O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer na sequência dos ferimentos causados apenas dois dias depois.
O artista vivia em marés de afeto e desafeto com a própria família, criticava a relação submissa da mãe em relação ao pai, e falava da necessidade de se respeitar mais as mulheres. Existiram alguns hiatos entre as anotações de Van Gogh.
DOCUMENTÁRIO - O Fracasso em Vida, e Glória pós-morte de Vincent Van Gogh
O que significa o grito de Van Gogh?
Nele, o autor inseriu uma figura andrógina (algo que não é masculino nem feminino) sem cabelo, com uma forte expressão facial de grito e desenhada em cores frias. Tudo isso para evidenciar um momento de absoluta angústia, descrença existencial e dor acompanhada de um estado precário de saúde.
Segundo cartas escritas por Theo, em seu leito de morte, o artista teria dito: "A tristeza vai durar para sempre". Pouco tempo depois do fatídico episódio, o comerciante entrou em uma profunda depressão, apresentando sinais de confusão mental, ocasionadas a partir da morte de Vincent.
Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh" Segundo os cientistas, o artista sofria de transtorno bipolar e depressão, agravados por delírios causados pela abstinência de álcool. Eles analisaram 902 cartas, das quais 820 foram escritas pelo pintor para seu irmão Theo e outros parentes.
A conclusão do estudo foi que Van Gogh havia desenvolvido transtorno bipolar, com traços de transtorno de personalidade borderline, e que “provavelmente piorou devido ao consumo de álcool combinado à desnutrição”. Em vida, o próprio Van Gogh deu sinais de não compreender totalmente o que estava acontecendo com ele.
Nestas cartas, Van Gogh fala abertamente sobre sua saúde mental, suas dificuldades financeiras e seu relacionamento com outros artistas. Ele compartilha suas reflexões sobre a natureza, a sociedade e, o mais importante, sobre a arte e seu papel como artista.
O que aconteceu com Van Gogh no final de sua vida?
Ao longo dos anos, surgiram inúmeras teorias sobre as misteriosas circunstâncias da morte de Van Gogh. No fatídico dia 29 de julho de 1890, o pintor holandês veio a falecer aos 37 anos, após ter tido complicações de saúde decorrentes de um tiro por arma de fogo, que teria utilizado para tentar suicídio.
Qual foi a única obra que Van Gogh vendeu em vida?
A Vinha Encarnada (Neerlandês: Die Rooi Wingerd) é um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, concluído no início de novembro de 1888. Esta foi a única peça vendida pelo artista em vida. O quadro foi adquirido em Bruxelas por 400 Francos, por Anna Boch.
Nascida em 1862, em Amsterdam, Johanna Bonger tinha 23 anos quando casou com Theo Van Gogh. Com ele, que era negociante de artes, Jo se mudou para Paris; o casal logo teve um filho, e o batizaram de Vincent, em homenagem ao adorado irmão de Theo.
A história vê em Theo o mais estável dos irmãos Van Gogh, a âncora emocional arquetípica, a pessoa que de maneira abnegada ajudou Vincent em seu caminho errático pela vida. Mas Theo também tinha sua cota de impetuosidade. Ele pediu a mão de Johanna Bonger depois de apenas dois encontros.
Além da conexão com a dedaleira, existem outras teorias sobre as razões por trás da escolha intensa de Van Gogh pela cor amarela. Uma delas é a possibilidade de que o pintor tenha sofrido de glaucoma subagudo de ângulo fechado, uma condição ocular que também pode afetar a percepção das cores.
Vincent van Gogh - Holandês (1853-1890) - O extraordinário pintor sofria de depressão, a ponto de cortar sua própria orelha durante uma crise. Ainda assim, produziu mais de 900 pinturas e 1.100 desenhos. Muitas obras-primas que estão entre as maiores preciosidades da história da arte mundial.
De acordo com a Encyclopedia Britannica, Van Gogh se caracterizou por criar obras com cores fortes, pinceladas enfáticas, subjetivismo e formas contornadas. Um fato que marcou sua história foi que dois anos antes de sua morte, Van Gogh cortou sua orelha.
Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.
Van Gogh não foi feliz no amor. Apaixonou-se pelo menos três vezes. Ursula, filha de uma dona de pensão onde o pintor se instalou em Londres foi a primeira.
Lá faleceu dois meses depois, com 33 anos de idade, por complicações de sífilis em fase terminal, sendo enterrado em Eerste Algemene Begraafplaats Soestbergen.
Para Van Gogh, a flor tinha vários significados e, sem dúvida, nenhum outro artista foi tão intimamente associado a uma flor como ele. O botão desabrochando, a plenitude, a maturidade e até a eventual decadência. A partir de Van Gogh, os girassóis representam a celebração da beleza e da vitalidade da natureza.
“A pintura está na minha pele.” Era assim que Vincent William van Gogh, um dos maiores pintores do século 19, referia-se a sua paixão. Sua vida foi marcada por crises de loucura e seu trabalho, pelo amor aos pobres. Somente depois de sua morte é que o pintor foi reconhecido.
Entre as características do estilo artístico de van Gogh destaca-se o uso de cores vivas e pinceladas marcadas. Além disso, nas suas obras se observam temáticas comuns como a vida real ou a natureza. Por outro lado, as cores escolhidas por van Gogh representam seus sentimentos, diferentes em cada etapa de sua vida.