A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941.
Ela foi pintada durante o tempo do artista na cidade de Arles, no sul da França. A obra retrata o atual Le Café Van Gogh, localizado na Place du Forum. O quadro está exposto no Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda. Logo após essa primeira obra, o pintor fez a Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888).
Embora "Noite Estrelada" seja frequentemente interpretada como uma obra sombria ou triste, muitos acreditam que a pintura representa a beleza e a maravilha da noite e da natureza. A pintura é frequentemente vista como uma celebração da vida e da energia, em vez de uma representação da escuridão e da morte.
À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.
A Noite Estrelada - Van Gogh - Arte - Análise da Obra
Por que Van Gogh amava tanto as estrelas?
Ao contrário dos impressionistas, eles pintavam sozinhos, porém expunham seus quadros em conjunto. As estrelas eram uma das grandes motivações das pinturas de van Gogh, como vemos em Noite estrelada , de 1889. Ele disse certa vez: "Quero expressar a esperança por meio de alguma estrela".
O pintor cortou a orelha esquerda depois de uma discussão acalorada com Paul Gauguin, artista francês também pós-impressionista com quem ele estava trabalhando em Arles (uma cidade no sul da França onde o pintor holandês pretendia montar um estúdio) e com quem ele tinha visões diferentes sobre arte, segundo explica o ...
“A Noite Estrelada” (1889), hoje na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), pode ser considerado obra seminal do expressionismo: a paisagem de fato existiu, mas ganhou os contornos da mente perturbada do artista.
"Noite Estrelada" não é apenas uma representação do céu noturno, mas uma visão que reflete os sentimentos interiores do artista, sua luta com a saúde mental e sua busca por significado e paz.
Qual a história por trás do quadro Noite Estrelada?
A Noite Estrelada é uma pintura de Vincent van Gogh de 1889. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941.
A Noite Estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Esta obra-prima retrata a vista do lado de fora da janela do sanatório (Saint-Remy, na França) em que o artista optou por entrar.
'A Noite Estrelada' retrata um céu noturno turbulento, dominado por redemoinhos de estrelas e uma lua brilhante. Abaixo deste céu dinâmico, uma vila tranquila repousa sob a sombra de um cipreste alto e escuro.
Para Van Gogh, a flor tinha vários significados e, sem dúvida, nenhum outro artista foi tão intimamente associado a uma flor como ele. O botão desabrochando, a plenitude, a maturidade e até a eventual decadência. A partir de Van Gogh, os girassóis representam a celebração da beleza e da vitalidade da natureza.
Fato é que o girassol era uma planta simbólica para Van Gogh. Gauguin percebeu isso e pintou um retrato do artista durante o tempo em que passou na Casa Amarela. O quadro levou o título de "Vincent Pintando Girassóis". A relação entre os dois ruiu e eles se distanciaram.
A indiscutível preferência do pintor pela cor amarela tem sido associada a uma contaminação por dedaleira (Digitalis purpurea), utilizada na medicina para o tratamento de diversas doenças. Na época de Van Gogh, a dedaleira era usada para tratar crises maníaco-depressivas.
O agravamento do seu estado de depressão, levou o pintor a disparar um revólver contra o seu próprio peito no dia 27 de julho de 1890, vindo a falecer na sequência dos ferimentos causados apenas dois dias depois.
Qual foi a única obra que Van Gogh vendeu em vida?
A Vinha Encarnada (Neerlandês: Die Rooi Wingerd) é um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, concluído no início de novembro de 1888. Esta foi a única peça vendida pelo artista em vida. O quadro foi adquirido em Bruxelas por 400 Francos, por Anna Boch.
A tarefa de tornar a história de Vincent passou a ser da viúva Jo Van Gogh-Bonger, que tinha 28 anos na época. Ela foi a responsável por vender algumas das obras de Vincent, emprestá-las para exposições e também pela publicação das cartas que ele escrevia para Theo.
Van Gogh dizia “Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.” ✨💭 Venha viver a vida e obra de Van Gogh e imergir numa experiência repleta de sentidos, sonhos a arte!
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós.
Sol. Nosso astro-rei é a estrela que está mais perto da Terra. Ele fica a 150 milhões de quilômetros do planeta. Recentemente, a ciência aproximou-se do Sol de forma antes inimaginável, quase chegando a tocá-lo com a sonda polar Parker, da Nasa.
Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.