Eles eram os Moche (ou mochicas), uma das mais antigas civilizações da América do Sul. Esse povo, que desapareceu mil anos antes de os incas dominarem os arredores andinos, deixou para trás poucas pistas de sua existência.
Novo estudo desvenda hábitos de uma das primeiras civilizações andinas, que viveram há mais de 1,1 mil anos. Muito antes do Império Inca prosperar, o trecho da América do Sul ao longo da costa do Oceano Pacífico foi povoado pela civilização Tiwanaku.
Essas civilizações desenvolveram sociedades complexas, que, em muitos aspectos, foram tão avançadas quanto as da civilização inca, dos maias e astecas. Entre as mais conhecidas estão os Chavín, Paracas, Nazca, Moche, Wari e Chimu.
Os incas foram povos ameríndios, pré-colombianos, originários da região de Cusco, no Peru. Seu império foi muito importante, um dos mais desenvolvidos das Américas no período de sua existência, junto aos maias e astecas. Tinham uma sociedade dividida em classes e muito hierarquizada.
Chavin|A Misteriosa Civilização que veio antes dos Incas
Como os incas foram extintos?
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
A decadência dos incas ocorreu após a chegada dos espanhóis em 1532. Guerra civil interna, doenças trazidas pelos europeus e a superioridade militar dos conquistadores levou ao colapso do império. Incas, maias e astecas diferiam em geografia, com os incas na América do Sul e os outros no México e América Central.
O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.
O povo peruano é resultado da miscigenação entre espanhóis e indígenas de diversas origens: mais ou menos 38% são formados pelos povos indígenas quechua e aymará. Também há descendentes de espanhóis, italianos e franceses. A cultura do país é muito influenciada pela tradição indígena.
Como viviam os incas antes da chegada dos europeus?
Incas: comunhão com a natureza
Viviam da agricultura e cultivavam principalmente batata e milho. Como os terrenos eram íngremes, eles desenvolveram uma técnica eficiente de plantio em degraus. Além disso, construíram estradas e diversos templos.
Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.
Como era a América antes da chegada de Colombo, em 12 de outubro de 1492? Ao contrário do que dizem relatos da época, o continente tinha sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, em muitos casos, não tinha paralelo na Europa.
Quem é mais antigo: os Maias, Incas ou Astecas? Os maias são a civilização mais antiga entre os três grupos mencionados: maias, incas e astecas. A civilização maia floresceu na região que hoje é conhecida como América Central, incluindo partes do sul do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.
Foi uma sociedade teocrática, fechada; adoravam ao deus jaguar e suas cerâmicas e esculturas têm traços feliniformes. É possível dizer que na evolução dessa sociedade ainda conviveram homens que se dedicaram a: Actividades Primárias: coleta, caça ou pesca.
México. O México tem uma história que remonta a 1200 a.C., com a fundação da civilização Olmeca, conhecida por suas cabeças de basalto monumentais. A influência olmeca é visível nas culturas maia e asteca subsequentes, que dominaram a região.
A população peruana é formada predominantemente por indígenas. O país tem minorias importantes de descendentes de espanhóis, japoneses e chineses. O turismo é um setor econômico em amplo desenvolvimento no Peru. O país abriga diversos pontos turísticos de interesse internacional, como Machu Picchu.
O Império Inca ou Império Inka (em quéchua: Tawantinsuyu) foi o maior império da América pré-colombiana. O centro administrativo, político e militar do império ficava localizado na cidade de Cusco, no atual Peru. A civilização inca surgiu das terras altas do Peru em algum momento no início do século XIII.
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
A região do atual Peru era habitada pela civilização inca, a qual foi dominada em 1532 com a chegada dos espanhóis. Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru. Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país.
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.