O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.
O efeito estufa é um processo natural que permite a existência de vida no planeta em razão da regulação da temperatura média global. A emissão de gases poluentes gera o acúmulo de poluição na atmosfera e, consequentemente, o aumento das temperaturas no planeta.
Como explicar para uma criança o que é efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno climático responsável pelas variações de calor na atmosfera. O efeito estufa é um fenômeno climático e atmosférico responsável pela retenção do calor proveniente dos raios solares, ocasionando a manutenção das temperaturas. Se ele não existisse, os dias na Terra seriam bem mais frios.
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
O EFEITO ESTUFA É RUIM PARA O PLANETA? | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
O que é efeito estufa Wikipédia?
O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
O que é e qual a causa da intensificação do efeito estufa?
Quando aumenta a concentração de gases na atmosfera (por exemplo, do gás carbônico), o efeito estufa fica mais intenso e, portanto, fica mais difícil o calor ir para o espaço. Essa diferença causa o aquecimento da baixa atmosfera, elevando a temperatura média da Terra e causando mudanças climáticas.
Como explicar para uma criança o que é aquecimento global?
Aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta Terra, processo esse que se intensificou nas últimas décadas. Segundo a Nasa, a Terra ficou mais quente em 1,1º C desde 1880. As ações antrópicas são as principais causadoras do aquecimento global.
O efeito estufa é uma camada composta por gases na atmosfera do planeta que retêm parte do calor do sol. Ele é um fenômeno natural, pois a temperatura da Terra seria muito fria sem esse efeito, impossibilitando a existência de seres vivos.
É fácil realizar um experimento simples sobre o efeito estufa. Com uma caixa de papelão, dois copos de água, filme plástico, papel alumínio e luz do sol, é possível produzir condições em que o ambiente no interior da caixa fica mais quente do que no lado de fora.
O que pode ser feito para reduzir o efeito estufa?
A redução das emissões – por meio de soluções como painéis solares, turbinas eólicas, veículos elétricos e uma série de outras opções – é amplamente reconhecida como a principal prioridade na luta contra as mudanças climáticas.
Alguns exemplos de ações humanas, que aumentam o aquecimento global são: a poluição do ar e das águas; a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, como diesel e gasolina, carvão mineral e gás natural) para geração de energia; certas atividades industriais e transporte; agropecuária; descarte de resíduos ...
O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.
Quem “descobriu” o efeito estufa? O físico e matemático francês Jean-Baptiste Fourier foi o primeiro a teorizar o efeito estufa, na década de 1820. Seus experimentos demonstravam que estufas de vidro, construídas para climatizar ambientes quentes para plantas em regiões frias, emulariam o aquecimento atmosférico.
A prova de que alguns gases, como o gás carbônico e o metano, agem como reguladores da temperatura da Terra foi apresentada em 1859 pelo químico irlandês John Tyndall. Desde então, diversas pesquisas buscam determinar como a temperatura do planeta responde ao aumento da concentração desses gases -os gases-estufa.
O uso de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo, é uma das atividades que mais emitem este gás. Desde a Revolução Industrial, houve um aumento de 35% da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Atualmente, considera-se que ele seja responsável por 55% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.
O efeito estufa recebe esse nome em razão de seu mecanismo ser o mesmo de uma estufa agrícola. Uma estufa de vidro permite que a luz entre, porém impede a passagem das ondas de calor. Isso faz com que ela permaneça aquecida. Outro exemplo que podemos citar é um carro exposto ao sol.
O aquecimento global refere-se ao aumento elevado da temperatura média da Terra. Apesar de ser um assunto que não é um consenso na comunidade científica, muitos estudiosos acreditam que esse fenômeno agravou-se em razão das atividades humanas.
A emissão de gases do efeito estufa, como CO2, é a principal causa do aquecimento global. A atividade industrial, a agropecuária, o desmatamento e outras atividades antrópicas são as responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia solar, a energia eólica (dos ventos) e a biomassa. Reduza o consumo de combustíveis fósseis e seus derivados, como o petróleo e a gasolina. Procure deixar o carro em casa.
O uso de combustíveis como petróleo e carvão, assim como alguns processos químicos e industriais, libera estes gases responsáveis pelo efeito estufa. Quando eles se acumulam muito, a temperatura aumenta além do normal. As árvores e algas marinhas são responsáveis por quebrar o gás carbônico e diminuir o problema.
A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.
Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial.