O espaço geográfico é o espaço humanizado, ou seja, que foi transformado pela ação humana. Portanto, ele tem como elemento básico a ação antrópica, que atua de forma ativa nos diferentes objetos espaciais.
O espaço geográfico é necessariamente formado pela relação entre os ambientes naturais e os transformados pelo ser humano. Desse modo, o espaço geográfico é composto pela paisagem natural, formada por elementos naturais, como rios e matas, e ainda pelas paisagens humanas, como plantações e cidades.
Afinal, o que é espaço geográfico? O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
O espaço geográfico é formado por meio da interação da sociedade com o espaço natural e, também, dos diversos componentes, processos e estruturas que integram e são construídos pelos diferentes grupamentos sociais, que são extremamente diversos.
Qual é o significado da palavra espaço geográfico?
Espaço para a geografia é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo as relações humanas e suas produções materiais, como os edifícios, as áreas de exploração agrícola e as cidades.
São exemplos de espaços geográficos as porções terrestres transformadas pela ação humana ao longo do tempo. O espaço geográfico mundial é marcado atualmente pelo fenômeno da globalização, que provocou uma grande transformação do meio natural.
Quais são as características do espaço geográfico?
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.
Qual é a importância do espaço geográfico em que vivemos?
Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. Além do mais, também é campo de estudo da Geografia toda a dinâmica superficial da Terra.
O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico. Imagine o município onde você mora.
A palavra lugar tem origem no latim locus que designa “lugar”, “local” ou “posição”. Até o século XX seu sentido foi muito mais nocional do que conceitual, ou seja, era utilizada no senso comum de demarcação de uma condição, posição ou situação espacial ou social.
Mach classificava “o espaço” em três tipos por considerar três vias de abordagens distintas: o espaço fisiológico (visual, tátil), os espaços geométricos (euclidiano, não euclidianos) e o espaço métrico (no sentido de “espaço das experiências métricas físicas”).
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.
Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.
Lugar: está relacionado ao que nos é familiar, é o lugar com o qual mantemos uma relação ao longo da nossa vida, um vínculo afetivo. Espaço geográfico: é o espaço habitado pelos grupos humanos e alterado pelas sociedades.
Quais são os dois elementos que compõem o espaço geográfico?
A natureza e a sociedade, por meio de uma relação indissociável, são os dois elementos que formam o espaço geográfico. Por meio da relação entre ambos, ocorrem as modificações do meio. A transformação é a principal característica do espaço geográfico.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
O Espaço Geográfico é formado pela interação entre os elementos naturais e culturais presentes na superfície terrestre. Os elementos naturais incluem o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia, enquanto os elementos culturais incluem as construções humanas, como cidades, estradas, indústrias, entre outros.
O espaço é o local onde acontecem as relações entre o ser humano e a natureza, que se modificaram conforme as necessidades. Tais transformações são percebidas na paisagem, cujas marcas desse processo concebem um misto de natural e cultural.