O que significa o termo overprice? Em tradução literal do inglês para o português, o significado de overprice é preço excessivo. Mas, no mercado imobiliário, o termo não quer dizer exatamente isso. Na verdade, trata-se de uma prática de comissionamento de corretores de imóveis.
Se trata do “over price”, ou sobrepreço, que nada mais é do que fixação da comissão de corretagem em patamares acima da tabela de honorários pré-estabelecida pelo CRECI, a depender de cada região.
42 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável“.
Quando é permitida a dupla cobrança de honorários pelo Corretor de Imóveis?
É válido lembrar que a dupla cobrança de honorários é compreendida como um ato ilícito previsto em Lei. Esta ação é permitida apenas nos casos em que as partes envolvidas resolvem, em comum acordo, ratear o valor destinado aos honorários do profissional.
Tem que pagar o corretor de imóveis? A resposta rápida é que sim, ao contar com o serviço do corretor de imóveis, é indispensável que se pague pelo trabalho desse profissional.
Qual o valor da comissão de um corretor de imóveis?
Geralmente, o percentual de corretagem é de 6% do valor total do imóvel, podendo variar de acordo com o estado e o tipo de imóvel - 6% para imóveis usados e 5% para imóveis novos, por exemplo. Porém, quem sugere as taxas de cada região é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de cada estado.
Logo, o Corretor de Imóveis não deve receber a respectiva comissão, pois não atingiu o resultado útil de sua atividade. Diante disso, percebe-se, portanto, um condicionamento da remuneração do Corretor à celebração do negócio jurídico imobiliário intermediado, ou seja, condicionada ao efetivo fechamento do negócio.
A comissão será paga pelo vendedor do imóvel. Esse pagamento somente será feito pelo comprador caso haja autorização do proprietário. Há a possibilidade de uma mesma operação envolver um pagamento para o proprietário e outro para o corretor.
Assim, somente é cabível a comissão de corretagem quando o corretor efetua a aproximação entre comprador e vendedor, resultando na concretização da venda do imóvel.
O comprador ou vendedor? O inquilino ou proprietário? Em qualquer transação de venda ou locação de imóveis, quando o corretor faz a intermediação, quem paga os honorários da intermediação (comissão) é sempre o proprietário do imóvel, ou seja, o vendedor ou locador.
Proibições. Sobre o que é vedado ao Corretor, ressaltam-se as seguintes proibições: Intermediação com cobrança “over-price”, anúncios capciosos e abandono aos negócios confiados aos seus cuidados, sem motivo justo e prévia ciência do cliente.
AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DE QUALQUER OUTRO CLIENTE INTERESSADO EM ADQUIRIR O IMÓVEL. INOCORRÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO DA PARTE AUTORA NA CONCLUSÃO DA VENDA. COMISSÃO DE CORRETAGEM INDEVIDA.
É permitido ao Corretor de Imóveis promover a intermediação com cobrança de over price?
É permitido ao corretor de imóveis promover a intermediação com cobrança de overprice? Como explicamos anteriormente, o COFECI tem uma resolução que veda a prática de overprice. Isso se aplicaria a todos os corretores de imóveis, sejam os que atuam com compra e venda ou aluguel de temporada.
O que não é obrigatório constar no contrato de opção de venda?
💡 1 Resposta. Para um contrato de opção de venda, não é obrigatório constar a menção de exclusividade ou não. Portanto, a alternativa correta é: c. Menção de exclusividade ou não.
Não é possível abrir uma empresa de corretagem sem o CRECI, tanto físico quanto jurídico, porque é indispensável que o corretor de imóveis tenha o físico para requerer o jurídico.
Quem paga a comissão do corretor em caso de desistência?
Quando há desistência sem que a culpa seja do corretor de imóveis, ele tem o direito de receber a comissão de corretagem. Quem desistir será o responsável pelo pagamento da comissão.
Alguns corretores até vendem 3, 4 imóveis em determinados meses, mas passam longos períodos sem vender. Não há recorrência, estabilidade em vendas na vida desse profissional.
A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes.
Quanto tempo demora para um corretor vender um imóvel?
Mas a boa notícia é que existe uma resposta para esta pergunta! De acordo com a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o tempo médio para a venda de um imóvel é de cerca de 1 ano e 4 meses.
O que acontece se eu atender o cliente de outro corretor?
VII – desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis. Ainda segundo o Código de Ética, essa é uma infração grave, que pode gerar multa, ou até mesmo a suspensão do profissional que a comete.
Em geral, a comissão de corretagem paga para corretores de imobiliária é entre 1% e 4% do valor do imóvel, tanto para os profissionais que compram os imóveis, quanto para os que vendem.