São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!
Qual é a camada da atmosfera mais próxima da Terra?
Troposfera. A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.
A atmosfera da Terra pode ser dividida em diferentes regiões com base em diferentes parâmetros. Com relação à temperatura, a atmosfera é dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera.
A última camada da Terra é a crosta terrestre, também conhecida como litosfera. Ela é a camada mais externa do planeta e é composta por rochas sólidas, sendo subdividida em placas tectônicas que se movimentam lentamente ao longo do tempo.
A rarefação do ar é progressiva e não há uma separação nítida entre a atmosfera e o espaço exterior, ou seja, não há um limite superior definido para o envoltório gasoso da Terra. Normalmente costuma-se colocar esse limite a 100 km de altitude, a chamada Linha Kármán.
A mesosfera é a camada intermediária e mais fria da atmosfera. Sua função é proteger o planeta Terra contra objetos oriundos do espaço, dando origem aos meteoros. A mesosfera é a camada da atmosfera pela qual se formam os meteoros.
É descrita, por isso, como a borda ou o limite externo da camada gasosa que envolve o planeta Terra, tendo em vista que depois da exosfera o que existe é o espaço sideral.
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo (externo e interno). Ouça o texto abaixo! As camadas da Terra são três: crosta, manto e núcleo. Elas compõem a estrutura interna do nosso planeta e possuem particularidades que as definem, como composição química, densidade e temperatura.
Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Não há formação de nuvens ou de tempestades nessa camada. Abriga a camada de ozônio, que auxilia a filtrar a radiação ultravioleta contida nos raios solares. Por isso a estratosfera é tão importante para o planeta Terra.
Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas. Não pare agora...
O Núcleo. Esta é a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre. Assim como o manto e a crosta estão separados pela Descontinuidade de Mohorovicic, o manto e o núcleo estão separados por outra, a Descontinuidade de Gutenberg, que fica a 2.700-2.890 km de profundidade.
Ao contrário do que muitos imaginam, o núcleo interno é sólido, constituído basicamente por NIFE (Níquel e Ferro). Por isso, os indícios apontam que o centro da Terra seja uma grande bola de ferro envolvida por uma camada de rochas em estado líquido.
E do manto, até 6378 km está o poderoso núcleo do planeta, que chamamos de centro da terra. Essa região é composta principalmente por ferro e níquel e as pressões extremas nessa região são várias vezes maiores do que as encontradas na superfície.