Quanto mais títulos, mais difícil vai ficando a pronúncia. E como se fala quando um time é 12 vezes campeão? Esse é o caso do Palmeiras, que levantou sua 12ª taça do Brasileirão nesta quarta-feira. Existem duas pronúncias para você chamar o Palmeiras daqui para frente: “dodecacampeão” e “duodecacampeão”.
'Dodecacampeão' é a palavra mais usada para definir os 12 títulos e vem do grego, já 'Duodecacampeão' significa a mesma coisa, mas vem do latim. As duas pronúncias estão corretas e podem ser utilizadas. Já 'Dozedecacampeão' está completamente errado e não deve ser usado para designar as doze taças.
Nós temos 'dodeca', que significa 12, e 'duodeca', que também significa 12. 'Dodeca' vem do grego, e 'duodeca' vem do latim'', explicou. Dessa forma, o Palmeiras será 'dodecacampeão' ou 'duodecacampeão', já que as duas formas estão corretas e podem ser utilizadas.
É evidente que para número tão alto não seria cómodo usar os numerais grego ou latino, e seria ridículo igualmente que se usasse a simples palavra portuguesa catorze em composição: catorzecampeão (!). Portanto, 14 vezes campeão, ou campeão 14 vezes, sem mais complicações.
Da mesma forma, tricampeão é o campeão três vezes em sequência, tetracampeão é quem vence quatro campeonatos seguidos, pentacampeão é o campeão cinco vezes seguidas e assim sucessivamente (hexacampeão, heptacampeão, octotacampeão ou octetacampeão...).
“Os dois estão adequados: dodecacampeão ou duodecacampeão. Dodeca é um termo de origem latina, já duodeca tem sua origem na língua grega, então depende da escolha", explica Flavia Orci, professora de gramática do Poliedro Curso de Campinas.