Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede. Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.
A massa corrida tem um papel um pouco diferente, que é o de corrigir imperfeições. Ela vai ser indicada para paredes mais acidentadas, em que é preciso ajustar desníveis. Contudo, orienta-se que antes de entrar com a massa, que se utilize o fundo preparador para deixar o local mais apto a receber a pasta da massa.
Já adianto, que sobre massa corrida, nunca devemos aplicar o selador acrílico, porque isso deixa o acabamento da tinta muito ruim, com aspecto de casca de laranja.
Você sabe qual é a função do selador na pintura de parede? O produto é extremamente importante para a preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, ele possui papel fundamental para aumentar o rendimento da tinta, além de selar e uniformizar a parede, contribuindo de forma direta com o resultado.
É preciso passar selador na parede? Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.
A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
Antes de começar a usar o produto, é importante mexer bem o conteúdo da embalagem. Em seguida, coloque 10% de água potável e misture novamente. Siga o tempo de secagem do selador para garantir que a pintura tenha a melhor qualidade possível.
Quanto tempo para dar a segunda mão de massa corrida?
Assim que finalizar a primeira demão, espere secar para seguir para as próximas etapas. A secagem da Suvinil Massa Corrida leva 40 minutos ao toque e 3 horas entre demãos. Não tente acelerar o processo, pois o resultado será afetado. Encerrado esse tempo, aplique a segunda demão.
O que passar primeiro impermeabilizante ou massa corrida?
Aplique impermeabilizante seguido de massa corrida: Impermeabilizantes são uma excelente solução quando o assunto é sobre como acabar com umidade da parede. Aplique o produto sobre a superfície, deixando secar bastante e depois aplique outra demão, sempre seguindo as instruções presentes na embalagem.
Sua fórmula proporciona também proporciona uma maior facilidade para lixar. Uma lata de 25KG rende até 75m² por demão (Rendimento estimado. Pode variar de acordo com o tipo e condição da superfície).
A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço).
A massa é fabricada com elementos que garantem propriedades selantes, o que dispensa o uso do selador após o processo. Dessa forma, podemos dizer que a massa corrida substitui o selador, pois tem a dupla função de dar acabamento e selar a parede, deixando-a pronta para a aplicação da tinta.
Vamos começar pela pergunta mais óbvia: o que é esse “selador de pintura?” O selador está na “família” do primer. Ou seja, ele é formulado para ser aplicado previamente a pintura. Logo, o selador fará exatamente o que seu nome propõe. Ele irá selar a parede antes da aplicação da tinta.
Usar uma massa para tapar furos na parede também é muito simples. No entanto, o processo exige muito cuidado para ter o resultado esperado. Uma informação importante: é mais recomendado utilizar a massa corrida PVA para tapar buracos nas paredes do quarto, da sala, da cozinha, do banheiro ou de outro cômodo interno.
Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.
Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.
Rendimento: até 24 m²/ demão. Diluição: em água 10 por cento, para aplicação com pistola diluir 30 por cento, pressão entre 2,2 e 2,8Kgf/cm² ou 30 a 35lbs/pol². Secagem: ao toque em até 2 horas e final até 6 horas.
Assim como o selador, o fundo preparador de paredes também é indicado para ambientes internos e externos, mas seu diferencial é que pode ser aplicado em paredes de gesso, pintadas com cal, descascadas, esfarelando, etc. Mas fique atento: antes de aplicar o produto, verifique se a parede já está lixada e limpa.
Se a parede a ser pintada ainda está no reboco (camada fina de argamassa que prepara a superfície da parede para receber pintura ou outro revestimento qualquer) é indispensável aguardar a cura total do cimento, que leva pelo menos 30 dias.