Passo 4: aplique o selador antes de passar massa corrida na parede. Passar o selador é uma etapa importante para passar massa corrida na parede. A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade.
O selador é exclusivamente recomendado para pinturas novas, como em paredes rústicas ou paredes com reboco. Esse produto deve ser aplicado antes da massa corrida ou da tinta, para permitir uma regularização leve e uma boa aplicação dos produtos.
O que vem primeiro, fundo preparador ou massa corrida?
A massa corrida tem um papel um pouco diferente, que é o de corrigir imperfeições. Ela vai ser indicada para paredes mais acidentadas, em que é preciso ajustar desníveis. Contudo, orienta-se que antes de entrar com a massa, que se utilize o fundo preparador para deixar o local mais apto a receber a pasta da massa.
Já adianto, que sobre massa corrida, nunca devemos aplicar o selador acrílico, porque isso deixa o acabamento da tinta muito ruim, com aspecto de casca de laranja.
O que Passar Primeiro? Massa Corrida ou Selador Acrílico
O que passar em cima da massa corrida antes de pintar?
Você pode nivelar qualquer imperfeição na parede com a massa corrida antes de realizar pintura. Depois, é só aplicar acrílica de sua preferência e o trabalho estará perfeito. Depois de escolher a massa e o ambiente a ser nivelado ou reparado, vamos à preparação do produto.
A desempenadeira de aço deve ser utilizada após a aplicação da massa corrida na parede. Essa ferramenta tem a função de eliminar os excessos de produto e nivelar a superfície.
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.
Deixar apenas o selador acrílico aplicado na parede pode ser problemático a longo prazo. O selador é projetado para preparar a superfície, selando poros e criando uma base uniforme para a tinta. Porém, ele não oferece a proteção e durabilidade que uma camada de tinta final proporciona.
O selador é capaz de realizar o preenchimento dos “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final uniforme, com acabamento perfeito; O fundo preparador cria uma proteção, barrando a alcalinidade, proporcionando uma extraordinária aderência, entre outros aspectos.
A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
O que passar na parede rebocada antes da massa corrida?
O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.
Lixe a primeira camada seca com uma lixa fina para remover imperfeições. Depois, aplique uma segunda camada da mesma maneira que a primeira, garantindo uma cobertura uniforme. Deixe secar novamente por 24 horas. Lixe a segunda camada com uma lixa fina até obter uma superfície lisa e uniforme.
Após a aplicação da primeira demão, aguarde entre 12 e 24 horas para que a massa seque por completo. Após esse período, se quiser, aplique uma segunda mão. Depois que a segunda demão estiver seca, lixe a parede. Agora é só começar a nova pintura sob a superfície!
Primeiramente precisamos fazer a diluição do produto, nesse caso do selador acrílico use 10% de água limpa. Para a aplicação utilize trincha ou rolo. Com a secagem o resultado será a uniformização e selagem da superfície.
Tempo de secagem de 4 a 6 horas. Não aplicar em superfícies úmidas ou molhadas. Manter fora do alcance de crianças e animais. Em contato com os olhos, enxaguar imediatamente com água em abundância.
Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.
Você sabe qual é a função do selador na pintura de parede? O produto é extremamente importante para a preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, ele possui papel fundamental para aumentar o rendimento da tinta, além de selar e uniformizar a parede, contribuindo de forma direta com o resultado.
É preciso passar selador na parede? Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.
Tanto a massa corrida quanto a massa acrílica favorecem a pintura, tornando a aplicação de tinta mais simples. Além disso, por deixarem as superfícies lisinhas, elas contribuem para a aderência, a durabilidade e o acabamento da tinta.
No geral, são necessárias de 2 a 3 demãos para garantir o resultado ideal. O tempo de secagem final é de 4 horas. Você pode usar uma lixa para alisar o acabamento. Com a superfície seca, é possível utilizar uma escova de cerdas macias e um pano úmido para remover o pó restante.
O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.
Esclarecemos que conforme orientação contidas na embalagem da massa, após aberta poderá sofrer alterações nas sobras por fatores, como à ferramenta utilizada contaminada, embalagem mau fechada (vedada) e produto armazenado em local com pouca luz, umidade ou em contato com calor.