Merchandising é o processo de promover, vender e distribuir produtos ou serviços. Pode incluir uma variedade de técnicas, desde a exibição de produtos em lojas físicas até estratégias de marketing digital. O objetivo é atrair clientes, influenciar suas decisões de consumo e aprimorar a experiência de compra.
O merchandising de varejo busca seduzir o cliente ao apresentar a ele aspectos que vê como vantagem na compra. Um exemplo é quando ele é convencido a pagar por determinado produto para participar de uma promoção, sorteio ou levar um brinde.
Em resumo, podemos afirmar que o objetivo central do merchandising é criar todo clima favorável para decisão de compra, contribuindo para o escoamento dos produtos no PDV.
Afinal, o que é merchandising? Quando falamos em merchandising pensamos na execução como um todo, ou seja, no conjunto de ações no ponto de venda. Essas ações acabam sendo uma ferramenta de desenvolvimento e influência na decisão de compra do cliente, envolvendo a exposição, precificação e organização das marcas.
Merchandising é um instrumento que compõe as atividades de marketing. Trata-se de qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
"Você Sabia?" explica o que significa MERCHANDISING
Quais os objetivos de merchandising?
O que é merchandising? Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.
O merchandising de varejo utiliza técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar. Um exemplo é quando uma loja virtual oferece, junto com a compra de um produto, cupons de descontos, brindes ou uma promoção.
Música. Uma das mais antigas artes e retentora e propulsora de cultura e uma forma de entretenimento. Porém, também é um objeto de mercado, ou seja, venda, faturamento, lucro.
Qual é a diferença entre marketing e merchandising?
Uma das maneiras mais fáceis de diferenciar os dois conceitos é imaginar que o marketing se refere às ações da porta da loja para fora, enquanto o merchandising falando de ações da porta da loja para dentro.
Chama a atenção do consumidor pela identidade visual da marca, incluindo logotipo, tipografia e cores. Exibição de produtos em filmes, programas de TV e séries de forma sutil e subliminar. Organização dos produtos na loja física com foco na identidade visual para atrair clientes e estimular compras.
Um exemplo de merchandising nos pontos de venda é a utilização de displays, cartazes e outros materiais gráficos, que destacam as características e benefícios do produto, chamando a atenção do cliente.
Negocia a participação das lojas em campanhas de lançamentos de produto da empresa. Garante a melhor apresentação da marca e seus produtos nas lojas. Mapeia os pontos-de-venda e gera relatórios periódicos de manutenção do espaço, com fotos do local e diagnósticos de possíveis atualizações e reposições.
Qual a sua real importância para o varejo? A definição acima, embora correta, é bastante simples, já que o merchandising tem como objetivo proporcionar maior visibilidade e atratividade dos produtos, motivando o consumidor a comprar.
Visual Merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações. Para isso, as lojas constroem uma apresentação de destaque que começa na arquitetura, mas também passa pela disposição e destaque dos produtos.
O merchandising como hoje é conhecido surgiu como parte do próprio conceito de marketing, e intensificou-se com o surgimento do auto serviço nos Estados Unidos, na década de 1930.
Como você já deve saber, merchandising diz respeito à prática e ao processo de exibição e venda de produtos aos clientes. É sobre escolher o produto certo no momento e quantidade ideais, precificá-lo corretamente e elaborar uma apresentação visual perfeita, dentro de uma exposição online ou física.