Por ser um cachorro de grande porte, os Akitas podem apresentar problemas em algumas partes do corpo, especialmente em articulações, como displasia coxofemoral (do quadril) e displasia do cotovelo. Além disso, também podem sofrer com problemas renais com o passar dos anos.
Essa é uma raça relativamente rara no país, por isso o valor costuma ser mais caro. Além disso, para ter um cão Akita, características físicas e genéticas do filhote também podem influenciar no preço.
Normalmente escolhem um de seus humanos para destinar toda a lealdade. São muito desconfiados com pessoas estranhas e podem ser um pouco ciumentos com animais novos no ambiente. Os Akitas são também muito adaptáveis e farão de tudo para ter a aprovação da família humana.
A pelagem apresenta as cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho-fulvo com pontas pretas), tigrado e branco; O pet é um pouco mais tranquilo, mas bastante desconfiado com estranhos.
O akita adora conviver com a família, mas é recomendado que seja supervisionado quando estiver com as crianças. É preciso também ensinar os pequenos a não provocarem esse cachorro, pois isso pode aflorar o instinto de ataque presente em cães de caça.
Os Akitas gostam de aprender truques para se sentirem mais próximos de seus humanos. Os Akitas são bastante corajosos e independentes. Mas não deixam de ser ligados à família, possuindo, inclusive, um espírito bastante protetor com aqueles que ama. Um akita inu não costuma confiar tão facilmente em estranhos.
Hoje os filhotes de Akita do meu canil, são desmamados com carnes de gado crua e com ossos crus, coelho cru e com ossos crus, carneiro cru e com ossos crus, frango cru e com ossos crus, arroz parabolizado, legumes como couve, beterraba, cenoura, brócolis, abóbora japonesa, ovos, vagem, farinha de linhaça, soja, iogurte ...
Para educar o akita inu, comece com hábitos simples como ensinar-lhe a fazer as suas necessidades num lugar específico ou por exemplo a responder ao nome. Depois pode ensiná-lo a trazer objetos, sentar-se ou ir dormir. Tenha em mente que é uma raça muito inteligente, por isso a estimulação mental é fundamental.
Brinque de puxar e gaste a energia do seu Akita Inu e a sua! Cães da raça Akita também apreciam pelúcias e brinquedos de morder. Procure aqueles que suportam mordidas mais fortes como de brinquedos de Nylon e borrachas resistentes.
Sendo assim, a dica de como acalmar cachorro agitado é passear com o animal ao menos duas vezes por dia, para ajudar a reduzir o estresse canino e, consequentemente, diminuir a agressividade do cão.
Essa queda de pelos faz parte da fisiologia normal da raça. Se não for feito a manutenção correta da pelagem, você verá pelo por toda casa e/ou quintal, durante o ano todo, que se da pelo fato da pelagem ir caindo sozinha, criando tufos que ao passar as mãos saem facilmente, sendo necessário a escovação frequente.
Como característica de todas as cores, exceto a branca, é possível ver o “urajiro”, que se trata de uma pelagem esbranquiçada na lateral do focinho, mandíbula, bochechas, pescoço, tronco, peito e cauda. Essa variação de cores e presença do urajiro conferem ao Akita essa aparência única e elegante.
Ter um Akita (também chamado de Akita Inu) em casa é lidar com um cão de temperamento calmo, dócil, bastante leal e receptivo. Se você quer uma companhia para todas as horas, essa é a raça ideal. Mas é interessante dizer que o Akita foi criado por muito tempo para caça de ursos e outros animais grandes do Japão.
O Akita pode viver em apartamentos ou espaços pequenos? Por não ter o hábito de latir seria uma boa indicação para apartamentos, mas o Akita é um cão de porte médio para grande e isso pode dificultar um pouco a vida. O ideal mesmo seria casa com muros para evitar contato com outros cães.
Uma fêmea da raça Akita pode gerar um número variável de filhotes, mas em média terá entre 4 e 8 filhotes. Em minha opinião, o ideal é quando a ninhada não ultrapassa 5 ou 6 filhotes, o que proporciona que a cadela possa cuidar melhor deles e que os mesmos possam se desenvolver da melhor maneira possível.
O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos; O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano; E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.
Observe a cauda, se ela for em formato de foice você está diante de um Shiba Inu. Enquanto essa raça tem a cauda enrolada ou em foice, o Akita só apresenta o formato enrolado. Conhecer um pouco mais sobre cada raça também pode ajudar na diferenciação.
Os valores dos filhotes de cachorro de raça variam muito de uma região para a outra no país, especialmente se forem consideradas as características dos pais e avós dos cãezinhos. Tendo isso em mente, é possível encontrar filhotes de Akita Americano por preços que vão de R$ 2.000 a R$ 7.500.
Você deve acostumá-lo a crianças para que ele entenda e respeite seu pequeno tamanho. Mesmo o maior dos Akitas pode ser ensinado a se mover cuidadosamente entre crianças pequenas. Socializar o filhote akita para que ele aprenda a respeitar crianças é especialmente importante se você planeja ter filhos.
Sempre que possível, no entanto, evite dar pão e outros alimentos do tipo a seu amigo. O hábito de oferecer nossa comida, como miolo de pão para cachorro, contribui para que ele se torne cada vez mais pidão. Mesmo levando a questão numa boa no dia a dia, ela pode ser bastante incômoda em dias de visita, por exemplo.