A leitura gera a aprendizagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o aprimoramento do que Vygotsky denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Atua na complexificação e nas funções intrapsíquicas.
O aprendizado não é passivo, mas ativo! De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
O que Vygotsky fala sobre a literatura na educação infantil?
Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
A escrita é um simbolismo de segundo ordem, uma vez que "se forma por um sistema de signos que identificam convencionalmente os sons e palavras da linguagem oral que são, por sua vez, signos de objetos e relações reais" (Vygostki, 1995:184).
A leitura gera a aprendizagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o aprimoramento do que Vygotsky denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Atua na complexificação e nas funções intrapsíquicas.
O que diz Vygotsky sobre letramento e alfabetização?
Vigotski (2007, p. 143) afirma que “O ensino tem de ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessários à criança”, “a leitura e a escrita devem ser algo de que a criança necessite”.
Frases de Lev Vygotsky: “O saber que não vem da experiência não é realmente saber” / “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”. 1.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
O brincar ou o jogar, segundo Piaget e Vygotsky é uma atividade extremamente importante para a criança, pois estabelece e reforça os vínculos afetivos dela com seus pares e com os adultos.
Vygotsky (1998) afirma que não é possível ignorar que a criança satisfaz algumas necessidades por meio da atividade do brincar. As pequenas tendem a satisfazer seus desejos imediatamente, e o intervalo entre desejar e realizar, de fato, é bem curto.
Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
Vygotsky tinha como objetivo constatar como as funções psicológicas, tais como memória, a atenção, a percepção e o pensamento aparecem primeiro na forma primária para, posteriormente, aparecerem em formas superiores.
Para montar um plano de aula com base na metodologia de Vygotsky, é preciso identificar a zona de desenvolvimento proximal dos alunos, definir objetivos claros e específicos, propor atividades desafiadoras e acessíveis, mediar a aprendizagem dos alunos e estar sempre aberto a adaptações e mudanças.
Qual foi a contribuição de Lev Vygotsky para a educação?
Vygotsky enfatizou o papel crucial dos adultos como mediadores no processo de aprendizagem das crianças. Os educadores são vistos como facilitadores que podem ajudar as crianças a avançar em seu aprendizado, oferecendo apoio, orientação e ferramentas adequadas para atender às suas capacidades em desenvolvimento.
Em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem, Vygotsky (2001) afirma que uma está ligada à outra, sendo que a aprendizagem possibilita o despertar dos processos internos de desenvolvimento que ocorrem devido o ambiente cultural.
Vygotsky em sua trajetória de estudo sempre ressaltava a inclusão de qualquer ser que tem alguma deficiência. Vygotsky nos deixou um importante legado referente às formas como as aprendizagens ocorrem, as quais devem contribuir para o desenvolvimento do sujeito, através das relações sociais.
Uma das apropriações de Vigotski foi feita pelo construcionismo social. Vigotski é considerado como um dos muitos antecessores desse movimento (Castañon, 2007. Psicologia Pós-Moderna?: Uma crítica epistemológica do construcionismo social.
Vygotsky (1991, p. 101) afirmava que o “[...] bom aprendizado é aquele que se adianta ao desenvolvimento”. Ou seja, quando o aprendizado escolar eleva o nível mental de desenvolvimento em relação á sua idade cronológica.
São instrumentos psíquicos que representam o mundo real dentro de nosso universo mental, ampliando a nossa capacidade de comunicar aquilo que nós compreendemos. Tais elementos simbólicos mentais são chamados por Vigotski de signos.
Como Vygotsky dividiu o desenvolvimento da escrita?
Foram inferidos desta teoria três momentos do desenvolvimento da escrita: pré-história do desenvolvimento da escrita pela criança, escrita como representação dos sons da fala e escrita como linguagem. Estes três momentos coexistem durante o desenvolvimento da escrita, que não ocorre por etapas sucessivas e lineares.
E nas palavras de Freire o letramento reflete uma luta política por melhoria da educação que melhora o índice de alfabetismo. (...) os estudos sobre o letramento reconfiguraram a conotação política de uma conquista – a alfabetização - que não necessariamente se coloca a serviço da libertação humana.