O que Wallon diz sobre a psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. (...) Wallon diz que “o movimento é a única expressgão e primeiro instrumento do psiquismo”. O movimento (ação), pensamento e linguagem são unidades inseparáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fap.com.br

Como ocorre o desenvolvimento psicomotor para Wallon?

É característica de Wallon, definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais. O movimento, a afetividade e a inteligência, constituem a tríade que o autor toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança segundo Wallon?

Consideramos a teoria de Wallon bastante fértil para a ciência psicomotora, pois esse autor, ao estudar o desenvolvimento infantil, deu ênfase à motricidade, encontrando nesta a origem da emoção e da razão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que a teoria de Wallon defende?

Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Qual é a principal teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

A PSICOMOTRICIDADE NO TRATAMENTO DO AUTISMO | CARLA ULLIANE

O que é desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor?

Aprendizagem afetiva tem a ver com percepções, crenças, emoções e valores. Aprendizagem cognitiva tem a ver com processos como memória, interpretação e pensamento crítico. Aprendizagem psicomotora tem a ver com movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

Quais são as ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que Wallon fala sobre a criança?

Nela, Wallon propõe que o desenvolvimento da criança seja estudado de forma integral, onde abrange as partes afetivas, cognitivas e motoras. Assim, Wallon reconhece a importância da cognição, mas também caracteriza a motricidade e a afetividade relevantes no desenvolvimento humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

O que Wallon afirma?

Wallon (1995), na sua obra A evolução psicológica da criança, trata do desenvolvimento da criança inserida em determinado meio. Ele afirma que o potencial herdado geneticamente por um indivíduo depende diretamente do ambiente em que ele está inserido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

O que Wallon fala sobre psicomotricidade?

Na concepção de Henri Wallon, a criança deve ser vista e compreendida em uma perspectiva biopsicossiológica, pois o homem é resultado do desenvolvimento biológico e do desenvolvimento social. No entanto, para que essa relação seja posta em ação, um elemento é fundamental, “o movimento”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ojs.univas.edu.br

Quem é o pai da psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.uff.br

Quais são os 3 pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em historiaeparcerias2019.rj.anpuh.org

Qual é a teoria de Wallon e Piaget?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

Como Wallon descreve o desenvolvimento infantil?

Para Wallon, o processo de desenvolvimento oscila constantemente entre a afetividade e a inteligência, de maneira dialética, podendo até mesmo manifestar regressões. As aquisições adquiridas em cada estágio são irreversíveis — no entanto, o indivíduo pode retornar a algumas atividades de estágios anteriores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profseducacao.com.br

O que a psicomotricidade estuda?

A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.univali.br

Quais os pilares da teoria de Henri Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual a contribuição mais importante de Wallon?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

O que é motricidade para Wallon?

A motricidade ocupa um lugar de destaque na psicogenética walloniana. Desde o nascimento, a motricidade é uma das formas mais ricas de interação com o meio externo e um instrumento de comunicação da vida psíquica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Como é a teoria de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os principais conceitos de Wallon?

Wallon considera a “evolução dialética da personalidade” como uma construção progressiva, onde se realiza a integração das duas principais funções: a afetividade – relacionada ao meio social, as relações “eu-outro”, e a inteligência – relacionada ao conhecimento do mundo físico, à adaptação ao objeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

O que Wallon acreditava?

Ao apontar a base orgânica da afetividade, a teoria walloniana resgata o orgânico na formação da pessoa, ao mesmo tempo em que indica que o meio social vai gradativamente transformando esta afetividade orgânica, moldando-a e tornando suas manifestações cada vez mais sociais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursoprofessores.com.br

Qual o papel do aluno para Wallon?

Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br