O que Wallon fala sobre a educação infantil?

Nela, Wallon propõe que o desenvolvimento da criança seja estudado de forma integral, onde abrange as partes afetivas, cognitivas e motoras. Assim, Wallon reconhece a importância da cognição, mas também caracteriza a motricidade e a afetividade relevantes no desenvolvimento humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Qual é a visão de Wallon sobre a educação?

Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em profseducacao.com.br

Como Wallon define o desenvolvimento infantil?

Para ele, o desenvolvimento da criança inicia através da interação biológica com os fatores ambientais. Wallon enfatiza em suas obras a afetividade como fator importante para a formação da personalidade do indivíduo. Para ele, a emoção é imprescindível na gênese da inteligência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Qual a teoria que Wallon defende?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

50 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS I PROF. DAVI MOURRAHY

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em concursoprofessores.com.br

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.univali.br

Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?

O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufmg.br

Qual a metodologia de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os 4 elementos básicos das ideias de Wallon?

As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Quem foi Wallon na educação infantil?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

Qual é o conceito de Wallon?

Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que é ensinar para Wallon?

Uma teoria de aprendizagem e afeto

Wallon identificou que a criança precisa do convívio social com adultos e outras crianças para experimentar relações diferentes de tudo que vive na família. Afinal, é importante aprender a lidar com situações de aceitação, trabalho em grupo, superações de conflitos e frustrações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadofuturo.com.br

Qual é a abordagem de Wallon?

Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.fucamp.edu.br

Qual a tendência pedagógica de Wallon?

A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

Como se dá a aprendizagem para Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

O que Wallon defende?

Henry Wallon dedicou-se a construção do psiquismo humano, construindo sua teoria pautado na psicogênese, ou seja, afirmando que a história do sujeito começa a se constituir no seu nascimento e se desenvolve ao longo de sua vida, e que para a compreensão do comportamento desse sujeito não podemos nos pautar apenas em ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaft.com.br

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Como já dito anteriormente, Wallon vê o desenvolvimento humano como um processo dialético, marcado por estágios, cada qual com suas próprias características. O autor apontou os seguintes estágios: Estágio impulsivo emocional, Estágio sensório motor, Estágio personalista, Estágio categorial e o Estágio da puberdade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufsc.br

Quais são os 5 tipos de afetividade?

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:
  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sanarmed.com

O que Wallon Piaget e Vygotsky têm em comum?

Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pepsic.bvsalud.org

Qual a teoria de Vygotsky e Wallon?

Wallon e Vygotsky concordam que o sujeito é determinado pelo organismo e pelo social que estrutura sua consciência, sua linguagem, seu pensamento, a partir da apropriação ativa das significações histórico-culturais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.udesc.br

Quais são os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?

Para Wallon (1941/2007), duas dimensões do movimento fazem parte do desenvolvimento precoce infantil: uma é a expressiva, a das emoções, e a outra é a instrumental, que envolve o movimento e a ação direta sobre o meio físico, concreto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Como Wallon aborda a afetividade?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que Wallon diz sobre a psicomotricidade?

Wallon diz que “o movimento é a única expressgão e primeiro instrumento do psiquismo”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fap.com.br

Quem foi Wallon na educação?

Henri Wallon (1872-1962) foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crmariocovas.sp.gov.br