Wundt concentrou-se no estudo da própria capacidade de organização da mente, no qual atribuiu o nome de voluntarismo ao seu sistema. Voluntarismo é a ideia de que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental de pensamento superior.
Wundt defende que, embora o método experimental só ofereça acesso indireto à experiência interna, estando limitado à manipulação e ao controle de suas condições externas, a confiabilidade de seu uso estaria assegurada em função de os processos psíquicos constituírem, com o mundo externo que os cerca, uma única ...
Wundt defende que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.
A partir da observação dos constituintes simples dos processos psíquicos e de suas combinações em formas mais complexas, Wundt (1897) propõe que a regulação da vida mental envolveria duas classes de leis, às quais chamou de leis de relação e de desenvolvimento dos processos psíquicos.
O estruturalismo, liderado por Wilhelm Wundt foi uma abordagem que desempenhou um papel crucial na transformação da psicologia em uma ciência empírica. Teve como foco a análise dos elementos fundamentais da experiência mental humana e a compreensão de como esses elementos interagem.
Wilhelm Wundt: Por que ele é o Pai da Psicologia Moderna?
Qual a principal proposta de Wundt na formação da psicologia como ciência?
Wundt defendia que a Psicologia deveria ser uma ciência experimental, utilizando métodos rigorosos para estudar a mente humana. Ele considerava a introspecção, ou seja, a observação dos próprios pensamentos e sentimentos, como o método mais adequado para investigar a consciência.
Quais os princípios fundamentais da psicologia Wundtiana?
Além disso, são apresentados dois princípios fundamentais de seu projeto psicológico, a saber, o princípio do paralelismo psicofísico e o princípio da síntese criadora.
Desde o início de suas atividades como diretor do Laboratório, Wundt orientou e treinou toda uma geração de psicólogos experimentais das mais diversas nacionalidades, que, de volta aos seus países de origem, procuraram fundar novos laboratórios de psicologia com base no Laboratório de Leipzig.
Devido à causalidade psíquica e ao princípio dos resultantes criativos, a psicologia de Wundt não é ciência natural: é uma ciência intermediária, situando-se entre as ciências da natureza e as ciências da cultura.
O livro Cultural Psychology desencadeou esse novo processo de divisão em duas partes principais: a experimental e a social. Ele acreditava que apenas as funções mentais mais simples, como sensação e percepção, deviam ser estudadas em laboratórios.
Como data para esta fundação, é freqüentemente citado o ano de 1879, quando ele inaugurou o Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig, supostamente o primeiro em seu gênero.
A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica.
E você sabia? O psicólogo John b Watson é considerado o pai do Comportamentalismo. Nesta psicologia se entende que os animais, incluindo o ser humano, podem aprender qualquer tipo de comportamento.
James (sua obra Princípios de Psicologia foi uma publicação importante para a história da psicologia) e Kurt Lewin (considerado o fundador da psicologia social experimental nos Estados Unidos), dentre outros.
A psicologia experimental é uma metodologia que, para entender como mente e comportamento estão conectados, foca na realização de experimentos controlados para experimentar teorias e comprovar fatos.
Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.
A psicologia experimental, assim iniciada em alguns países europeus, sobretudo na Alemanha, veio a ter desenvolvimento notável nos Estados Unidos, onde, de acordo com Hilgard (1987), até 1900, foram fundados, quase sempre por ex-alunos de Wundt, ao menos 42 laboratórios de psicologia em diferentes Universidades.
As primeiras escolas da psicologia foram o Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo. O Estruturalismo foi uma linha de pensamento da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais.
O primeiro Laboratório de Psicologia Experimental foi fundado por Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, e veio a marcar na história o estabelecimento da Psicologia como Ciência.
Algumas das teorias mais influentes incluem o behaviorismo, a Psicologia humanista e a Psicologia cognitiva. O behaviorismo foi fundado por John Watson e B.F. Skinner e enfatizava a importância do ambiente e do condicionamento para moldar o comportamento.