Segundo Edison Carneiro, no livro O Quilombo de Palmares, Zumbi era sobrinho do rei dos quilombolas, Ganga Zumba. No final da sua adolescência, Zumbi assumiu uma tropa militar de Palmares, tornando-se líder de um dos núcleos habitacionais do quilombo.
Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Ele é considerado como símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo.
Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, figura histórica que lutou pela libertação dos negros escravizados, em consequência de sua morte. Zumbi foi o último líder do quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.
Zumbi é considerado um dos maiores líderes da história brasileira, mas, principalmente, como representante da resistência negra contra a escravidão. Além de ter lutado contra as violências sofridas pela população escravizada, lutou pela liberdade religiosa e cultural de seu povo.
Quem foi Zumbi dos Palmares? Ele tinha escravos? História do Brasil
O quê Zumbi fez de errado?
"Mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo".
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII.
Qual a importância de Zumbi para a consciência negra?
Grande nome da luta contra a escravidão de negros, líder do maior e mais conhecido quilombo da história, Zumbi dos Palmares tem cadeira cativa no hall dos guerreiros que lutaram pelo povo afrodescendente no Brasil.
Qual é a importância de Zumbi para os negros brasileiros na atualidade?
Importância de Zumbi para a História do Brasil
Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Antonio Soares cedeu e traiu o líder de Palmares, revelando o seu esconderijo. Em novembro de 1695, as tropas de Domingos Jorge Velho capturaram Zumbi e mataram-no, degolando a sua cabeça e expondo-a em praça pública.
É um Zumbi que se assemelha a Exu – figura mítica do contexto afro-brasileiro, orixá africano que liga os humanos ao mundo dos orixás. Sem Exu, nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro ou filhos.
Etimologia. "Zumbi" provém do termo quimbundo nzumbi, que significa "duende", "defunto, cadáver". "Zombi" também é outro nome da serpente loá Dambalá, com origem nas línguas nigero-congolesas. A palavra também é semelhante a Nzambi, palavra quicongo que significa "deus".
Foi após chegar a esta comunidade que resolveu abandonar seu nome de batismo, Francisco, para adotar o nome Zumbi. Esse nome tem grande significado no dialeto a quem tem origem – o dialeto da tribo imbagala de Angola: quer dizer “aquele que estava morto e reviveu”.
Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, em 1695. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da luta contra a escravidão, lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País.
Mas o que parece ser uma constante é que o zumbi representa um ser escravizado, um indivíduo sem qualquer vontade própria. Um ser morto, mas encarcerado em um corpo animado, que existe com a única finalidade de se alimentar e se reproduzir.
Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses.
A figura histórica de Zumbi dos Palmares é a representação da data celebrada em todo o país. Conheça um pouco de sua história. Desde o ano de 2011, o Brasil tem 20 de Novembro como o Dia da Consciência Negra.
Entre as muitas conquistas do movimento negro brasileiro, destacam-se a Lei de Cotas, garantindo o acesso da população negra às vagas das universidades públicas; e a transformação do racismo em crime, entre outras conquistas.
Zumbi foi morto, em 20 de novembro de 1695, depois que um de seus companheiros chamado Antônio Soares revelou sob tortura o local de esconderijo de Zumbi. Um bandeirante chamado André Furtado de Mendonça organizou uma emboscada que localizou Zumbi. Após ser morto, sua cabeça foi decepada e exposta em Recife.
Porque o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro?
O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa que é celebrada em nosso país no dia 20 de novembro. Essa data rememora a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombola que liderou a resistência do Quilombo dos Palmares contra os portugueses no século XVII.
O Dia da Consciência Negra ganhou visibilidade pela primeira vez em 1971, quando o grupo pioneiro realizou um ato evocativo à resistência negra na noite do dia 20 de novembro no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre. O evento valorizava "o herói Zumbi dos Palmares".
Zumbi originados de filmes B, eles comem a pele, o cérebro e/ou vários outros órgãos das vítimas, tipicamente transformando-as em mais zumbis, o que os torna muito parecidos com um ghoul. Também pode ser mesclado com o Tipo V ou P.