✅ Sim, o vinagre é um poderoso aliado na limpeza! Ele elimina bactérias, germes e até odores difíceis, especialmente quando combinado com bicarbonato de sódio.
Pesquisas demonstraram que o produto pode matar uma série de patógenos, incluindo E. coli. O vinagre já foi considerado eficaz para inúmeros usos, desde limpar dentaduras até desinfetar frutas e verduras.
O que acontece se misturar vinagre e bicarbonato de sódio?
Bicarbonato de sódio
Spoiler: a mistura causa uma efervescência e por isso aparenta fazer efeito, mas também não funciona. "Misturar bicarbonato com vinagre ou limão faz espuma de gás carbônico e as pessoas acham que a espuma vai limpar, mas não é abrasiva o suficiente para desentupir nada.
De acordo com os resultados obtidos, é possível considerar o bicarbonato de sódio, na concentração de 20%, eficaz ao combate de infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli, visto que 90% das amostras foram sensíveis, ou seja, houve inibição do crescimento bacteriano.
Pode lavar as partes íntimas com bicarbonato e vinagre?
A ginecologista da clínica da Luz de Odivelas acrescenta que esta mistura pode mesmo provocar irritação, ardor e, em casos mais graves, queimaduras na região genital.
Por ser um composto alcalino (básico), o bicarbonato de sódio acaba ganhando um notável poder antiséptico/desinfetante. Ou seja, ele auxilia na limpeza ao retardar, e muitas vezes impedir, a proliferação de microrganismos em diversos tipos de superfícies.
Ao matar germes, o produto também mata os que são benéficos para o organismo. Nossa pele tem uma rica flora de micróbios que combatem agentes nocivos, ajudando a aumentar a nossa imunidade. Por isso, é preciso cuidado, já que o uso frequente do bicarbonato na higiene pode deixar seu corpo desprotegido.
A aplicação de bicarbonato de sódio nas folhas torna a superfície mais alcalina e limita a capacidade de crescimento de fungos, que preferem um ambiente neutro.
O que acontece quando o bicarbonato entrar em contato com o vinagre?
Colocando em contato as duas substâncias o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio liberando dióxido de carbono e forma água e acetato de sódio, que é um composto cristalino incolor, de fórmula C2H3O2Na, que é conhecido como sal anidro.
O vinagre e o bicarbonato causam uma formação de vapores tóxicos e, por isso, se a mistura for armazenada em um recipiente fechado, pode causar uma explosão.
Qual o objetivo do experimento de bicarbonato e vinagre?
O que acontece: Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas.
A Diretora do Centro de Vigilância Sanitária comunica e publica Parecer da Coordenação dos Laboratórios do Ministério da Saúde, com o qual concordamos. “Com relação ao uso do vinagre na desinfecção de verduras cruas, temos a dizer: o vinagre não é produto que esteja relacionado como desinfetante.
O vinagre de maçã pode matar a bactéria H. pylori?
O vinagre de maçã também pode ajudar a matar a bactéria H. pylori. Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã pode criar um ambiente hostil para o crescimento de bactérias nocivas.
O vinagre de arroz apresentou efeito antibacteriano tanto para as bactérias Gram-positivas (S. aureus e B. cereus) quanto para as bactérias Gram-negativas (Salmonella e E. coli) testadas, o que pode ter contribuído para a boa qualidade microbiológica da maioria das amostras de sushi.
O esfoliante de bicarbonato de sódio auxilia na eliminação das células mortas presentes nas regiões mais espessas e ásperas do pé, como nos calcanhares e região plantar. Além disso, o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica.
Não existe nenhum estudo científico que suporte essa teoria de que vinagre e alho sejam efetivos no tratamento de candidíase. O tratamento para esse quadro é feito com medicamento antifúngico receitado por um médico. — Ana Katherine Gonçalves, ginecologista e membro da Febrasgo.
O vinagre, muito comum nas receitas da internet também apresenta riscos. Quando misturado ao bicarbonato de sódio, há a formação de subprodutos potencialmente prejudiciais à saúde pois, caso inalados ou em contato com a pele, podem levar à irritação, sensibilidade e problemas respiratórios.
O bicarbonato de sódio, assim como o leite de magnésia, costuma ser usado como desodorante caseiro (ou desodorante vegano), já que neutraliza o pH da pele e diminui a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro nas axilas.
(2013), o bicarbonato de sódio possui ação antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas in vitro, como o Streptococcus mutans e Staphylococcus aureus. Esse efeito, segundo Ibusuki et al. (1998), pode ser decorrente do bicarbonato de sódio alterar o pH do meio.
em um balde cheio de água, coloque 6 colheres de sopa de vinagre e um pouco de sabão em pó; mergulhe as roupas íntimas na mistura por 30 minutos (as femininas devem ser separadas das masculinas); lave as peças normalmente – à mão ou na máquina – e seque à sombra para preservar as cores por mais tempo.
A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento. Vale lembrar que o bicarbonato de sódio é um sal e pessoas com hipertensão, grávidas ou outros pacientes com retenção de líquidos, devem evitar consumo excessivo.
Combate a prisão de ventre, melhorando o estado de nossa flora intestinal. Desinflama as gengivas, melhorando o estado de nossa flora intestinal. Elimina mucosidades em casos de resfriados e sinusites. Reduz os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.