A arca foi para a casa de Abinadabe e ficou lá por 20 anos, depois de uma tentativa mal-sucedida de levá-la para Jerusalém ela foi para a casa de Obede-Edom três meses, Então, podemos pensar assim, sendo a arca a presença de Deus, que homem de sorte foi esse Abinadabe, quantas bênçãos sua casa deve ter recebido.
Onde está escrito que a arca ficou na casa de Abinadabe por 20 anos?
Então os homens de Quiriate-Jearim vieram e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, que ficava na colina. E consagraram Eleazar, filho de Abinadabe, para que guardasse a arca do SENHOR. Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos.
31:2;I Crônicas 8:33; 9:39; 10:2). Nome de um levita de Quiriate-Jearim, em cuja casa foi depositada a arca da aliança que fora devolvida pelos filisteus. A arca foi entregue aos cuidados de seu filho Eleazar permanecendo ali por vinte anos, até que Davi a removeu dali em cerca de 1030 A.C.(I Sam.
No tempo em que a Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom, houve um grande mover de prosperidade. Aquela bênção foi gerada espiritualmente. Obede-Edom tinha uma vida de dedicação a Deus. Ele era um dos adoradores do tabernáculo de Jerusalém.
Representação da Arca da Aliança na Catedral de Auch, na França. A Arca da Aliança, um dos artefatos mais emblemáticos da narrativa bíblica, carrega consigo um significado profundo para o povo de Israel.
Por que as pessoas MORRIAM ao tocar na ARCA DA ALIANÇA: Descubra a HISTÓRIA COMPLETA DA ARCA.
Qual era a diferença entre Abinadabe e Obede-Edom?
A diferença entre a casa de Obede-Edom e a de Abinadabe, onde a arca havia ficado anteriormente, foi a maneira como cada um deles recebeu e tratou a presença de Deus. Enquanto Abinadabe parece ter tratado a arca de forma descuidada, Obede-Edom a honrou e a colocou em um lugar de destaque em sua casa.
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
Em dado momento, a arca da aliança foi tomada pelos filisteus, um povo que habitava Canaã e estava em guerra contra os hebreus pelo domínio daquela terra. Isso porque os hebreus foram derrotados em uma batalha, decidindo, então, levar a arca para a batalha com eles.
Para a Igreja Ortodoxa Etíope, a Arca foi levada à Etiópia por Menelik I, filho do Rei Salomão e Makeda, a Rainha de Sabá. A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião da cidade de Aksum, no norte da Etiópia, onde um único sacerdote pode vê-la.
Não é possível dizer com certeza o que ocorreu com a Arca da Aliança. Em teoria, ela teria sido confiscada pelo exército babilônico após a invasão, mas isso não poderia assegurar sua proteção, porque nada impede que ela tenha sido desmontada para o uso de seu ouro.
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
Ao lado da arca se depositava o livro da Lei ou da Aliança, daí o nome de Arca da Aliança. Parece que esta arca teria desaparecido quando da invasão dos babilônios, chefiados por Nabucodonosor, que destruíram Jerusalém e o Templo de Salomão no ano 587 A.C..
Quanto tempo a Arca da Aliança ficou com Abinadabe?
A Arca da Aliança ficou 20 anos na casa de Abinadabe e nada de bom lhe aconteceu, na casa de Obede-Edom ficou apenas 3 meses e Deus abençoou toda sua casa.
Por que a Arca da Aliança foi parar na casa de Obede-Edom?
A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança.
Porque não se pode olhar dentro da Arca da Aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
Onde está escrito que a arca ficou na casa de Abinadabe?
3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
A arca foi para a casa de Abinadabe e ficou lá por 20 anos, depois de uma tentativa mal-sucedida de levá-la para Jerusalém ela foi para a casa de Obede-Edom três meses, Então, podemos pensar assim, sendo a arca a presença de Deus, que homem de sorte foi esse Abinadabe, quantas bênçãos sua casa deve ter recebido.
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.
Davi e o povo foram até a cidade de Baalá, isto é, Quiriate-Jearim, no território da tribo de Judá, para tirar dali a arca da aliança de Deus, a qual tem o nome do SENHOR, que se assenta no seu trono, acima dos querubins. Colocaram a arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe.
Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi - (2 Samuel 6:11,12). Existem lugares onde Deus deseja manifestar sua presença. A presença de Deus era perceptível, tangível, de forma que o povo pudesse ser tocado pela presença extraordinária de Deus.