Salmo 32, o verso 11 diz assim: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração”. Alegrar é uma ordem, regozijar é outra e exultar é outra, então, podemos perceber três degraus nesse versículo: “alegrai-vos, regozijai-vos e exultai”.
Gálatas 5.22–23. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Uma das oito ocorrências da expressão “reino de Deus” nas epístolas de Paulo (também Rm 14.17; 1Co 4.20; 6.9, 10; 15.50; Cl 4.11; 2Ts 1.4; mas cf.
Jesus ensina Seus discípulos a guardar os mandamentos porque Ele sabe que, ao seguirmos Seu exemplo, começaremos a sentir alegria e, ao seguirmos Seus caminhos, chegaremos à plenitude da alegria. Ele explicou: “Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”.
A alegria cristã é a paz. A paz que está nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus pode dar. Esta é alegria cristã. Não é fácil guardar esta alegria”, reconhece.
4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Por nada estejais ansiosos; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças.
Alegria por sua vez na Septuaginta (Bíblia Versão Grega – Antigo e Novo Testamentos) é agalliaomai, vocábulo que descreve a atitude de “exultar, “regozijar-se grandemente”, “gritar de alegria”. Segundo estas descrições, a alegria é compreendida aqui como a emoção que se apodera do ser humano de maneira integral.
O regozijo, a alegria é, muitas vezes, uma paz no coração. É no regozijo que entendemos que todas as coisas estão sob o controle do Senhor. Quando sabemos que Deus está no trono, que Ele nunca está ausente, regozijamos, exultamos, porque podemos contar sempre com Ele todos os dias.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.” “Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos.”
Conforme está escrito em Gálatas 5:22, alegria é um fruto do Espírito – não a tristeza, o desencorajamento ou a depressão. Se nós vamos permanecer cheios do Espírito Santo todos os dias, ele nos dará energia e inspiração para sermos “cheios de alegria” em meio às circunstâncias (aquilo que estamos vendo).
A alegria no Cristianismo é multifacetada. Ela pode ser encontrada na gratidão pela salvação oferecida por Jesus Cristo, na comunhão com outros crentes, na prática da caridade e na confiança na providência divina mesmo em meio às adversidades.
A alegria do Senhor é um dom do seu Espírito. “Não apaguem o Espírito”, Paulo implorou aos tessalonicenses com suas recomendações para permanecer fiel a Cristo. A alegria é fruto do Espírito de Deus.
A alegria do coração de Deus é a nossa conversão, e o Céu faz festa por cada pecador que se converte, o Céu faz muita festa quando desistimos do pecado. Mesmo nos achando justos, mesmo estando nos caminhos do Senhor, quantas vezes vem a nós a tentação do pecado!
O presidente da Assembleia de Deus no Paraná mencionou quantas vezes certas palavras são citadas na Biblia. Alegria, por exemplo, aparece 151 vezes e o verbo alegrar, 223.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
A alegria e o prazer são desejados, mas somente aqueles que vêm de Deus. Isso não é uma restrição – pois como vemos, há plena abundância de alegria na Palavra, e está acessível a quem desejar. Na carta de Paulo aos Filipenses, Alegria (CHARA) aparece 5 vezes. (Fp 1.4).
A alegria é caracterizada por ser um estado emocional agradável no qual há sensação de prazer, satisfação, gratificação e bem-estar. Por ser uma emoção bastante agradável, acaba sendo a principal emoção que as pessoas buscam em suas vidas.
PROVÉRBIOS 17:22 “A alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos”. Que a alegria do Senhor seja renovada sobre você neste dia como um remédio eficiente, o Espírito Santo enxugue suas lágrimas e você receba ânimo novo para viver os planos e as promessas Dele pra você e sua casa!
A verdadeira alegria não é um simples estado de espírito passageiro, nem algo que se alcança com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a Pessoa viva de Jesus, do fazer-lhe espaço em nós, do acolher o Espírito Santo que guia a nossa vida.
A alegria do Senhor é tamanha e nos dá a certeza de que, qualquer que seja o futuro, é garantida em nosso favor, a bondade divina. Quero confirmar para você que, Jesus tem o poder e a graça de completar o que Ele começou em nós, e certamente O fará. Isto intensificará em nossas almas, contentamento e alegria.