A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.
A região que deu origem ao Estado moderno português situava-se no noroeste da Península Ibérica, em torno do rio Minho. Foi nas extensões de terras de ambas as margens do rio Minho que começou a ser falado aquilo que posteriormente viria a ser definido como galego-português, ou língua galaico-portuguesa.
A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente.
Qual a origem do povo português? O povo português tem sua origem nos celtiberos, um povo que habitava as regiões próximas aos rios Tejo e Douro, principalmente nas porções mais montanhosas. Pelos registros históricos, estas zonas eram habitadas pelos celtiberos, há pelo menos, 2600 anos (desde o século VI a.C.).
Seguem-se períodos históricos que nos permitem distinguir fases de evolução do português como: a) a fase do latim hispânico; b) a fase do romance lusitânico; c) o português proto-histórico; d) o português arcaico; e) o português moderno.
Os cientistas da área da linguística denominaram a língua-mãe de proto-indo-europeu. A partir das pesquisas empreendidas, estima-se que essa língua era falada há aproximadamente 6 mil anos no continente asiático. A partir do proto-indo-europeu surgiu a maior família linguística existente chamada de indo-europeu.
Dentre as línguas românicas mencionadas no texto “Como, onde e quando nasceu a língua portuguesa”, as que mais se difundiram pelo mundo foram o Castelhano e o Português. A implantação do Português no Brasil é parte das grandes navegações emprendidas pelos portugueses.
Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente.
A língua dos dominadores – o latim – foi imposta aos povos que habitavam a região, como os lusitanos e os celtas. É desse latim que, séculos mais tarde, nascerá a língua portuguesa. Portanto, o português faz parte da família de línguas que se originou do latim (à qual chamamos de família latina ou românica).
Ao todo, nove países fazem parte do chamado mundo lusófono, adjetivo que classifica os países que têm o português como língua oficial ou dominante. Veja só quais são eles: Brasil, Portugal, Angola, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Equatorial: países linguisticamente unidos.
Quarenta e cinco dias após a partida, na tarde de 22 de abril de 1500, um grande monte "mui alto e redondo" foi avistado e, logo em seguida, "terra chã com grandes arvoredos", chamada de Ilha de Vera Cruz pelo Capitão, conforme o relato do escrivão Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal.
A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.
O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a.
O português teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da Península Ibérica há cerca de dois mil anos.
Até a metade do século XVIII, o português era língua pouco conhecida da maioria da população do Brasil, basicamente formada por indígenas, negros ou mestiços. Falava-se a língua geral, de base tupi.
Cantonês. O cantonês é falado na China Continental, principalmente em Hong Kong e Macau. Apenas 70 milhões de pessoas no mundo inteiro falam esse idioma. Por ter um sistema de escrita logográfico (pictórico) com milhares de caracteres, ela é considerada a língua mais difícil do mundo.
Segundo a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação, o idioma mais falado no mundo é o inglês. Dados de 2020 fornecidos por essa plataforma indicam que existem cerca de 1 bilhão e 270 milhões de falantes de inglês em todo o mundo.
Na primeira fase do processo de reconquista da Península Ibérica pelos cristãos, que tinham resistido no norte, os romances (latim modificado por anos de contato com outros povos e línguas) tomaram uma feição específica no oeste da península, formando o galego-português e em seguida o português.
O português europeu, português de Portugal, português lusitano, ou português continental é a designação dada ao original linguístico da língua portuguesa falada em Portugal e pelos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, englobando os seus dialectos regionais, vocabulário, gramática e ortografia.