Nomes Populares: Pitombeira, Pitomba, Olho-de-Boi, Pitomba-de-Macaco e Pitomba-da-Mata. Ocorrência: Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio de Janeiro, nas florestas pluvial amazônica e atlântica. É particularmente frequente na Amazônia Ocidental e no norte do Espírito Santo (Vale do Rio Doce).
Proporciona equilíbrio ao sistema nervoso, contribuindo para que tenha facilidade em seus objetivos. Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido.
Descrição. Semente Olho de Boi, (Dioclea Violacea) conhecida também por outros nomes como: Pitombeira, Pitomba, Pitomba de Macaco, Pitomba da Mata e Micunã. Essa semente é oriunda da árvore de pequeno porte que nasce em beira de rios, riachos e córregos.
O olho de boi é também é conhecido como olho de tigre vermelho, ele é responsável por proporcionar força e equilíbrio emocional, fortalecendo nossa autoconfiança e combatendo influencias negativas. Além de atrair a boa sorte em nossas escolhas.
Nomes Populares: Pitombeira, Pitomba, Olho-de-Boi, Pitomba-de-Macaco e Pitomba-da-Mata. Ocorrência: Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio de Janeiro, nas florestas pluvial amazônica e atlântica. É particularmente frequente na Amazônia Ocidental e no norte do Espírito Santo (Vale do Rio Doce).
Olho de Boi: É usado pra afastar o mau olhado. Ótimo canalizador de energia. Coloque algumas sementes em um pote transparente com água. Utilize-o como um arranjo ou esconda-o no canto do ambiente.
A função do Olho de Boi é absorver o chamado "mau-olhado" e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa. Caso isso aconteça o "Olho de Boi" irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
Árvore de médio porte, de 15 a 20 metros, em geral bem copada, a não ser quando ocorre no meio da mata fechada. Folhas compostas pinadas, 11 folíolos duros, de 15 cm. Floração rosa e roxa em cachos. Fruto vagem curta de 6 cm, com uma a três sementes.
A Pedra Olho de boi afasta inveja, mau-olhado e traz boa sorte. Aumenta nossa força e poder para vencer desafios; atrai boa sorte nos jogos e nos negócios. Fortalece o raciocínio, a inspiração, atividade mental, coragem e as conquistas.
UTILIZAÇÃO: • Colocar dentro de um copo de água num local que fique mais alto que a cabeça. Pode também ser trazido consigo, espalhados pela sua casa ou local de trabalho ou colocado atrás da porta de entrada num pequeno saquinho de pano preto.
- Popular entre umbandistas, o olho-de-boi possui propriedades energéticas capazes de dissipar energias ruins e afastar paguejos, mau-olhado, inveja e energias ruins.
Proteção: O olho de boi é amplamente utilizado como um amuleto de proteção. Ele é acreditado para criar um escudo energético ao redor do portador, bloqueando energias negativas e más intenções. Coragem e Força: Esta pedra é associada ao aumento da coragem e da força interior.
Dos 117 diferentes carimbos descritos, onze são considerados comuns e 68 são raríssimos. A maioria apresenta o carimbo “Correio Geral da Corte”. É difícil responder “quanto vale um Olho de boi”. Na verdade, não se trata de um selo raro.
A pitomba (nome científico: Talisia esculenta), também conhecida como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco, é o fruto da pitombeira, árvore que pode alcançar mais de 10 metros de altura. Seu nome é originário do tupi e significa sopapo, bofetada ou chute forte.
Contato com superfícies contaminadas: o olho de peixe é transmitido por meio do contato da pele com uma superfície ou ambiente contaminado pelo vírus HPV. Isso pode ocorrer em ambientes úmidos, como chuveiros e banheiros de academia, além de creches, escolas e outras áreas coletivas onde o vírus pode se instalar.
Seja como for, vá observando a água: se fica escura/negra, se o sal transborda do copo, ou se a semente rebentar, em qualquer dos casos é para sua proteção, limpe e troque a água, se a semente rebentar, troque por outra e enterre a semente desfeita num jardim. Fora disso, troque a água e o sal uma vez por semana.
Uso Ritualístico: muito usado como amuleto contra a inveja e o mau-olhado e na confecção de guias, pessoas costumam andar com olho-de-boi no bolso, bolsa, carteira ou no pescoço e braços em formato de pulseiras ou colares.
Coloque o olho de Boi no centro. Deixe esse copo atras da porta de entrada da sua casa (se tiver mais de uma, escolha a com maior fluxo de pessoas). Qual a hora de trocar: o Sal Grosso absorverá as energias negativas e irá “ferver”, ou seja, subir pela borda do frasco se fixando nela.
- Usar uma selenita (pedra) como base e deixar todos os cristais em cima ou ao lado dela; - Palo santo ou incenso; - Energia solar, deixar em torno de 2 horas no sol.
Coloque a semente olho de boi dentro do copo com água. DDeixe atrás da porta de entrada de sua casa ou escritório. Troque a cada 30 dias. ou se a semente estourar descarte imediatamente!