No mundo, os países que mais produzem o rubi são Mianmar, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a gema pode ser encontrada na Bahia (BA) e no Espírito Santo (ES).
O rubi é uma pedra preciosa que vai de tons de vermelho a tons de cor de rosa. O rubi é minerado na África, Ásia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nos Estados Unidos e Moçambique em Africa.
Ele é produzido principalmente em Mianmar, Tailândia e Vietnã. Outros produtores importantes são Quênia e Tanzânia. As pedras de melhor qualidade provêm de Mianmar, Índia, Sri Lanka, China e Rússia, sendo raro no Brasil, existindo nos estados da Bahia e de Santa Catarina.
No Brasil, encontra-se pedras rubi em estados como Santa Catarina e na Bahia, entretanto, a incidência é baixa e o valor gemológico não se aproxima das gemas originárias em solos asiáticos.
O rubi pode ser encontrado em outras pedras, como por exemplo o mármore, que é uma pedra que se forma a partir do processo metamórfico, ou seja, quando tem calor e uma pressão exercida sobre os calcários, formando o mármore.
O Rubi pode ser encontrado em diversos lugares do mundo mas a sua incidência é rara. Por este motivo, pedras naturais podem atingir valores bem altos, sendo normalmente utilizadas para a confecção de Joias.
As outras tonalidades de coríndon são as denominadas safiras, sendo a de coloração azul a mais apreciada. No mundo, os países que mais produzem o rubi são Mianmar, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a gema pode ser encontrada na Bahia (BA) e no Espírito Santo (ES).
Os rubis mais caros são os de origem birmanesa, que têm um tom de vermelho intenso e saturado, e o que apresenta uma estrela de seis raios dentro da pedra, os rubis-estrela. Já os mais baratos são os de origem africana, que têm uma cor mais clara e menos brilho. Quer adquirir joias de rubi de alta qualidade?
Este rubi birmanês criado pela Cartier possui 25,59 quilates e é conhecido pela sua coloração única chamada de “pigeon blood” ou sangue de pombo, em português. Após sua venda em 2015, a pedra se estabeleceu como o rubi mais caro do mundo.
As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
A cor vermelho-vivo e os seus muitos significados tornaram a pedra preciosa uma das mais procuradas pelas mulheres. Além disso, é muito fácil combinar anéis, colares, pingentes e brincos em rubi com o look.
Os rubis são uma variedade do mineral corindo, que é uma forma cristalina de óxido de alumínio. O elemento se forma sob intenso calor e pressão nos limites tectônicos da Terra, justamente onde a subducção e colisão tectônicas criam o ambiente preciso. Assim como todos os minerais, os rubis variam em pureza e clareza.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Provérbios 3:15-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) A sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela. Com a mão direita, ela oferece vida longa; com a esquerda, riqueza e honra.
Painite foi considerada a joia preciosa mais rara do planeta pelo Guinness Book of Records de 2005. Até então, havia pouco menos de 25 espécimes conhecidos. Foi descoberta na década de 1950, na Birmânia. É uma pedra que apresenta diferentes tonalidades, dependendo do ângulo de observação, variando do rosa ao castanho.
Cor: Rubi é uma safira de cor vermelha e compartilha propriedades semelhantes com Safira. Os Rubis de qualidade excepcionalmente alta têm excelente saturação de cor, não são muito escuros nem muito claros.
Qual a diferença entre rubis, esmeraldas e safiras? O rubi, a esmeralda e a safira são consideradas as três pedras preciosas mais belas e de maior valor. O rubi é considerado, gemologicamente, uma das pedras mais duras, intimamente ligado à safira por serem da mesma família.
O vermelho rubi, símbolo do amor e da paixão, é a melhor forma de expressar o compromisso através de uma joia. Os rubis são tão intemporais quanto resistentes.
No vasto reino das pedras preciosas, o Rubi destaca-se como um portador de energia extraordinária, capaz de impulsionar e revitalizar aspectos fundamentais de nossa existência. Mais do que uma simples gema, o Rubi é um aliado poderoso, desenhando trajetórias de sucesso e ampliando nossa vitalidade.
Para ser considerado um rubi de boa qualidade, seu tom não deve ser nem muito escuro nem muito claro. Se a cor é escura demais, a pedra perde o brilho. Por outro lado, se a pedra possui uma cor demasiadamente clara, é considerada como uma safira rosa, mesmo se a intensidade da cor for alta.
O Rubi é uma pedra de grande energia, capaz de nos fortalecer, aumentar nossa vitalidade e abrir os caminhos para atingirmos nossas metas. Ele fortalece nossa motivação, desperta o amor pela vida, elimina o cansaço e a indisposição, fortalece a mente, reduz os medos e nos dá uma forte sensação de confiança.