Hoje vamos falar sobre o quartzo brasileiro: este cristal multicolorido é encontrado facilmente por todo Brasil, mas especificamente e especialmente nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia sua abundância é maior, porque é onde se localizam as maiores jazidas.
Os recursos mundiais de grandes cristais de quartzo natural ocorrem quase que exclusivamente no Brasil e, em menor quantidade, em Madagascar. Cristais menores e lascas também são encontrados nos EUA, Namíbia, Angola, África do Sul, Ucrânia e Venezuela.
Sabe-se, no entanto, que o Brasil é detentor de 95% das reservas mundiais, o equivalente a 78 milhões de toneladas. No estado do Pará estão as maiores reservas medidas do país, cerca de 64% das jazidas, seguidas de 17% em Minas Gerais, 15% em Santa Catarina e 2% na Bahia e 2% em Goiás.
O Quartzo é um tipo de pedra sintética, também conhecido como uma rocha industrializada em que é composto de diversos elementos minerais, resinas e pigmentos. Uma das principais características dessa pedra é a sua resistência e variedade de cores; o que permite uma grande personalização do ambiente.
Por exemplo, o quartzo branco e o quartzo rosa são minerais que possuem uma dureza considerável. Você pode fazer o teste da dureza usando um mineral conhecido, como um pedaço de vidro ou uma unha. Se ele riscar facilmente o mineral de referência, é provável que seja falso.
A exploração é feita normalmente em lavra artesanal, a céu aberto ou poços de pequenas profundidades. A extração é rudimentar e obtêm-se dois tipos de materiais de interesse industrial: - Cristal natural piezoelétrico que fornece sementes insubstituíveis na obtenção de quartzo sintético.
O quartzo com ouro é uma combinação fascinante e valiosa, frequentemente encontrada em regiões de mineração. O ouro pode aparecer como pequenas veias ou manchas no quartzo. Para verificar se seu quartzo contém ouro, utilize uma lupa para procurar por partículas douradas.
Ouro em geral ocorre disseminado em minerais de ganga (principalmente quartzo) e sulfetos (pirita especialmente), em grãos redondos, plaquetas ou pepitas em placeres. Nesses últimos, como está na forma de ouro livre, é facilmente separado com uso de bateia, em função de sua alta densidade.
Pelo fato que, o metal fica na rocha. é exatamente isso que você leu, algumas pedras podem ter ouro dentro delas. Sendo assim, para que ele seja extraído é necessário um grande gasto de energia em processos de beneficiamento que podem variar quanto a complexidade.
O quartzo aparece como constituinte importante de rochas ácidas, granitos e riólitos. É extraordinariamente resistente a alterações mecânicas ou químicas. Também se encontra em rochas metamórficas como a gneisse e o micaxisto, e é, quase exclusivamente, o mineral dos quartzitos siliciosos.
Após ter riscado a pedra, pingue uma gota de ácido sobre o risco. Imediatamente, o ácido começa a reagir com o material na pedra. Observe a reação: - Se o risco não desaparecer, a peça é de ouro.
Também excelente é a resistência do quartzo ao choque térmico: se aquecido a uma temperatura de 1100°C e, em seguida, resfriado imediatamente a 20°C por três vezes, o quartzo não apresenta sinais de ruptura.
Aqueça a pedra suspeita com um isqueiro por 30 segundos. Logo em seguida, deixe a pedra cair dentro de um copo de água. A rápida expansão e contração vai sobrecarregar a força de tensão de materiais mais frágeis como o vidro ou quartzo. Já o diamante é forte o suficiente para passar por esse teste.
Entre os especialistas, existe um consenso de que o mineral mais raro da Terra é a kyawthuita, um cristal que pode ser encontrado na região de Mogok, em Myanmar.
Citrino: O Citrino é a variedade de amarelo a vermelho acastanhado do mineral Quartzo. É amplamente utilizada como gema, e depois da ametista é a gema de quartzo mais popular.
O quartzo é um tectosilicato muito comum, o segundo mais abundante mineral em rochas terrestres crustais depois dos feldspatos, importante como formador de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Como é muito resistente à alteração, é o principal constituinte de areias.
O quartzo é o principal mineral do grupo de SiO2 dos tectossilicatos. Na sua estrutura pode conter diferentes tipos de contaminações que originam a variedade de formas que ocorre na natureza.
A maneira mais fácil é usar um marcador para desenhar na pedra de quartzo e ver se ela pode ser removida. Se puder ser limpo, significa que tem forte resistência a manchas. Se não puder ser limpo, significa que tem pouca resistência a manchas. Recomenda-se não comprá-lo.
Para saber a origem do ouro, basta acessar pcro.com.br, site da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO), fazer o login e digitar o número do registro da área, chamado de permissão de lavra, e as informações já estarão disponíveis.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Direitos do proprietário do solo em caso de mineração em seu terreno: O empreendedor minerário ficará responsável por ressarcir o proprietário pelo uso do solo, que receberá indenizações, arrendamento e royalties, caso sejam descobertas jazidas em sua propriedade.