O filme A Pequena Sereia, que teve sua versão em live-action lançada recentemente, tem como personagem principal a princesa Ariel, que vive no reino imaginário de Atlântida, localizada no Oceano Atlântico.
No filme, assim como no texto, sabemos apenas que Ariel mora no reino de Atlântica. Como o autor é dinamarquês, muitos passaram a situar sua narrativa em seu país – há, inclusive, uma estátua da sereia na capital Copenhague. Estátua de Ariel em Copenhague, na Dinamarca.
Em que país se passa a história da Pequena Sereia?
Vale lembrar que, para muitas pessoas, era possível concluir que a animação da Disney se passa na Dinamarca, uma vez que Hans Christian Andersen, autor que criou o conto original de “A Pequena Sereia”, era dinamarquês.
Ariel e a família dela vivem no fundo do mar em A Pequena Sereia. Mas o castelo que aparece quando ela vai para a superfície é inspirado num de verdade: o Castelo de Chillon, em Veytaux, na Suíça. Ele fica à beira do Lago Léman e aos pés de uma colina.
Ariel é uma princesa do reino de Atlântida, filha do rei Tritão. Ela é uma sereia e admira muito o mundo dos humanos, já que ele tem muitas coisas diferentes do seu.
A VERDADEIRA e TRÁGICA História da Ariel (A pequena Sereia)
Onde mora a Ariel?
O filme A Pequena Sereia, que teve sua versão em live-action lançada recentemente, tem como personagem principal a princesa Ariel, que vive no reino imaginário de Atlântida, localizada no Oceano Atlântico. Na história, por viver próxima da terra, ela abdica da sua vida como sereia para casar com o príncipe Eric.
Sua pele era clara e delicada como uma pétala de rosa. Seus olhos eram azuis como um lago profundo. Todavia, como todas as outras, não tinha pés e seu corpo terminava numa longa cauda de peixe.
Úrsula. Úrsula é a assustadora vilã de “A Pequena Sereia” (1989). Na trama, Ariel faz um acordo com a bruxa para que possa se transformar em humana e viver seu grande amor.
As locações na Sardenha incluíram a região costeira de Cala Moresca, onde foram filmadas as cenas da vila de pescadores e do píer do castelo. A icônica praia de Ariel, de onde ela sai da água e sobe na rocha, teve como cenário o vilarejo de Rena Majore.
Seu número variava. Viviam em uma ilha do Mediterrâneo, em algum lugar do Mar Tirreno, cercada de rochas e recifes ou nos rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. A sedução provocada pelas sereias era através do canto.
Pequena sereia (Den lille havfrue em dinamarquês) é uma estátua que fica na cidade de Copenhaga, na Dinamarca. Representa o personagem de um dos contos infantis do escritor Hans Christian Andersen. É da autoria de Edvard Eriksen, que a esculpiu em 1913, dia do aniversário da estátua é o dia 23 de Agosto.
As cenas de praia foram filmadas na Sardenha, Itália. "Era importante encontrar uma locação que transmitisse o drama épico que a história exige. A Sardenha tem tudo isso: as águas cristalinas, os litorais deslumbrantes, os penhascos, as fortalezas, as vastas praias e as estradas rurais", completa Marshall.
Porém, em 2015, a Disney anunciou sua primeira princesa latina, chamada Elena. A personagem ganhou sua própria série animada, intitulada “Elena de Avalor”, em que mostra as aventuras da protagonista em Avalor, seu reino.
O filme A Pequena Sereia já está disponível no Disney+. O serviço de streaming traz ainda, com exclusividade em seu catálogo, as clássicas histórias da Disney, as aventuras do universo Star Wars e a ação das histórias da Marvel Studios.
A trama é ambientada na década de 1830, em uma ilha fictícia do Caribe, e se passa em espaços diversos, desde um castelo do século 19, passando por um bazar colorido a um majestoso navio – todos construídos especialmente para o filme.
As filmagens aconteceram principalmente no Pinewood Studios, na Inglaterra, e na ilha da Sardenha, na Itália, entre janeiro e julho de 2021. O filme foi dedicado a Howard Ashman, que escreveu as canções do filme de animação de 1989, além de ter sido um dos produtores da animação.
A bruxa do mar animada em A Pequena Sereia, da Disney, originalmente tinha seis braços, o que é mais parecido com uma lula. No novo filme de live-action, ela tem oito tentáculos – mas também mantém as qualidades de outras criaturas marinhas, como a bioluminescência.
O mito da sereia tem origem na África", explica Laura. A artista relata que também sofreu com episódios de racismo durante sua carreira. Além de dubladora, ela também é cantora e atriz.
A animação é livremente baseada no conto de fadas homônimo escrito por Hans Christian Andersen, publicado em 1837, e deixa claro apenas que Ariel mora no reino de Atlântica.