É necessário manter os filhotes aquecidos, longe de correntes de ar, e ao mesmo tempo em local arejado e fora do sol. Mantenha disponível um pequeno recipiente com água e não force a alimentação da ave, pois ela poderá se sufocar. Mantenha animais domésticos, como cães e gatos, afastados.
As instituições capacitadas para o recebimento destes animais são os Centros de Manejo de Fauna Silvestre. Eles se dividem em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Certifique-se de que a área ao redor da gaiola seja segura durante a noite. Evite correntes de ar e mantenha a gaiola longe de locais movimentados para garantir que seu pássaro filhote não seja perturbado enquanto dorme.
O que fazer se encontrar um filhote de passarinho?
Devolva o filhote o mais rapidamente possível e não se preocupe: os pais não reconhecem seus filhotes pelo olfato e não vão notar que estiveram na sua mão. Já se estiver emplumado, conseguir saltar ou dar voos curtos e for capaz de agarrar-se firmemente ao seu dedo ou a um galho, é um jovem.
As aves não gostam de passar muito tempo sozinhas e podem se recusar a comer, ficar agitadas ou agressivas quando não recebem a atenção esperada. Por isso, deixe a gaiola em um local freqüentado pelas pessoas da casa, como a sala de estar, a cozinha ou um ambiente usado para relaxar.
Passarinho caído do Ninho | Como cuidar? O que fazer?
Onde deixar passarinho quando viajar?
O serviço de hotel para aves é ideal para casos em que o tutor precisa viajar e não pode levar seu animal. Neste serviço a ave receberá cuidados e atenção dos colaboradores, que são profissionais treinados e qualificados para lidar com os animais.
Ofereça proteção adicional no período da noite. Você pode usar a luz artificial para manter o pássaro aquecido durante a noite. Para que a luminosidade não atrapalhe seu sono, cubra a gaiola com um pano escuro.
Em geral, os filhotes de aves precisam ser alimentados com frequência, muitas vezes a cada 15 a 20 minutos, do amanhecer até o anoitecer. Quando o passarinho tiver aberto os olhos e brotado algumas penas, pode-se esperar de 30 a 45 minutos entre as refeições.
Como cuidar de um passarinho que não consegue voar?
“Quando encontrar um filhote de passarinho, caído do ninho , o ideal é verificar se este não está machucado, se bate as asas, patinhas inteiras ou feridas aparentes. Caso esteja machucado, procure imediatamente o serviço médico veterinário”, explica Tabatha.
Seja para alimentar filhote de passarinho ou passarinho adulto, uma boa opção são as rações, que podem ser extrusadas (como a do cão, mas em tamanho muito menor), naturais ou farinhadas.
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho. Por ser misturada à água, a papinha possui toda a hidratação que ele necessita; Devido ao metabolismo rápido, os filhotes de aves são propensos a quadros de hipoglicemia, por isso, o ideal é alimentá-los diversas vezes ao dia.
Como cuidar de filhote de passarinho quando cai do ninho?
Pegue uma caixa de sapato ou similar, bem limpo, e faça furos para ventilação. Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário.
As penas de filhotes de pássaro costumam ser curtas, fofinhas e bagunçadas. Algumas vezes, as cores são parecidas às dos adultos da espécie, principalmente nas asas e na cauda, mas na maioria dos casos elas são meio apagadas para camuflar as aves e escondê-las de predadores.
Pode colocar um filhote de passarinho em outro ninho?
Apesar do alto índice de mortalidade, a principal orientação do professor ao encontrar um filhote de pássaro fora do ninho, caso não haja nenhuma ameaça iminente, é não interferir no ciclo natural da espécie.
O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.
Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Devolva o filhote o mais rapidamente possível e não se preocupe: os pais não reconhecem seus filhotes pelo olfato e não vão notar que estiveram na sua mão. Já se estiver emplumado, conseguir saltar ou dar voos curtos e for capaz de agarrar-se firmemente ao seu dedo ou a um galho, é um jovem.
Em muitos casos os pais costumam se afastar dos filhotes quando pessoas chegam perto. Por isso, muito cuidado ao fazer qualquer tipo de aproximação. Procure o ninho e veja se há aves por perto que possam ser seus pais.
O pica-pau, por exemplo, pode viver por 15 anos, em média, enquanto o famoso bem-te-vi vive entre 8 e 12 anos. O sabiá-laranjeira costuma ter expectativa de vida de 10 anos — podendo chegar aos 20 em cativeiro. A calopsita, da mesma forma, vive entre 10 e 15 anos na natureza, e 20 quando em ambiente doméstico.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
Evite ao máximo locais que exponham sua ave a situações estressantes. Um bom ambiente é aquele onde a ave possa curtir a família e as atividades dos humanos. Evite deixar a ave na cozinha, pois algumas panelas, como a teflon, liberam gazes que podem ser tóxicos para as aves.
Qual a temperatura ideal para um filhote de passarinho?
O ideal é manter o filhote na temperatura de 33-35ºC, sobre uma superfície macia como jornal picado ou pano. Leia mais na edição de março da Cães&Gatos VET FOOD. Clique aqui. Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.