O que fazer, então? Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar. Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço.
Os munícipes podem descartar no Ecoponto todo tipo de entulho: desde móveis velhos, madeiras e podas, passando por pó de serra, até tacos, retalhos de madeira, grama com terra e folhagem.
O descarte de resíduos verdes, como folhas, pequenos galhos que podem ser cortados e restos de jardinagem podem ser ensacados em sacos plásticos grandes/100 litros, para ser recolhido pela coleta de lixo porta a porta, em quantidade máxima de 3 sacos.
A primeira forma de reaproveitar as aparas de grama é deixá-las diretamente sobre o solo recém-cortado. A grama cortada vai se decompondo e servindo de nutriente para o solo e para a própria grama.
Após cortar a grama, varra bem o gramado para retirar qualquer resquício, pois as gramas cortadas podem formar uma camada de palha seca que pode prejudicar o arejamento do solo.
O que fazer, então? Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar. Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço.
A compostagem de grama é uma excelente maneira de reutilizar o material que sobra após cortar o gramado. O processo de compostagem transforma restos de grama e folhas em adubo rico em nutrientes, também conhecido como “ouro verde”.
Recolher a grama cortada é uma etapa importante para manter um gramado limpo e saudável. Muitas máquinas têm um recolhedor integrado, então se lembre de esvaziá-lo regularmente enquanto corta, para evitar o acúmulo e garantir um bom funcionamento.
Sem problemas com isso. O início da manhã geralmente é considerado o melhor horário para eficiência e para evitar problemas com fungos, mas geralmente pulo a rega matinal quando cai em um dia de corte e rego logo depois.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.
A compostagem de resíduos de jardinagem é um processo natural de decomposição que transformar as sobras em adubo. O seu objetivo principal é o reaproveitamento de matéria orgânica, originando um produto denominado “composto”.
Primeiro, você nunca deve descartar esses resíduos nem no lixo comum, nem no reciclável, ok? Para descartar as podas, você precisa levá-las a um dos mais de 100 EcoPontos oferecidos pela Prefeitura na capital.
A população deve descartar esses sedimentos nos cinco Ecopontos distribuídos pela cidade, que são preparados para receber entulhos, galhos e poda de árvores, além de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos.
Que tipo de resíduo é produzido após a poda de um jardim?
O Lixo Verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente de plantas e árvores. O conceito descreve os restos da arborização e engloba sobretudo os troncos, galhos e cascas de árvores, bem como folhas (secas ou verdes) e flores.
Assim que a temporada de jardinagem começar, na primavera, a grama deve ser cortada pela primeira vez. A partir de então, o ideal é cortar a grama de 1 a 2 vezes por semana até o outono. Entre dezembro e janeiro, a grama cresce muito rapidamente; nessa época, é altamente recomendável cortar a grama uma vez por semana.
Não é indicado o corte depois de uma chuva, pois o gramado pode ficar irregular. O primeiro corte deve ser feito logo que a grama estiver enraizada, afim de incentivar seu crescimento no sentido correto.
deve ser irrigado diariamente até 20/ 30 dias após o plantio ou até o “pega” (quando não for mais possível retirar os tapetes no solo – grama já soltou raízes). A água deve ser suficiente para atingir o solo abaixo dos tapetes (certifique-se que uma boa profundidade do solo esteja sendo umedecida).
Após o prazo de 15 dias se não houver plantio e irrigação imediata, a grama entra em um estágio crítico semelhante à de uma pessoa na O.T.I em estado terminal. Portanto é necessário providenciar todos os recursos para implantação antes ou durante este prazo e nunca ultrapassar.
1) Primeiramente você deve certificar-se de que a grama está seca. Posteriormente, passe a vassoura de aço para levantar o gramado e meça a altura. Assim, se a grama estiver entre 5 e 10 centímetros, é hora de fazer o corte. Vassoura de aço, clique no link para ver mais.
Quando o gramado é podado na frequência correta, a quantidade de aparas não é excessiva e pode ser deixada sobre a grama, pois será uma fonte de nutrientes para o solo. No entanto, se houver uma quantidade excessiva de aparas, se elas estiverem úmidas e em touceiras, o ideal é retirá-las.
A terra adubada pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado. Este processo é recomendado para ser realizado pelo menos uma vez por ano e de preferência no início do inverno. A grama deve ser regada abundantemente, principalmente nos primeiros 30 dias.
Caso o terreno em que se deseja plantar a grama for pobre, infértil e seco, a recomendação é fazer a correção da acidez e adubação previamente. No Bioma cerrado, por exemplo, predominam-se os solos ácidos. Isso significa que a aplicação de adubos sem a devida correção da acidez não irá surtir efeito.
Caso você já tenha gramado no seu jardim, corte-o sempre que a altura da planta estiver entre 5 e 7 centímetros. O ideal é sempre varrer o gramado após aparar e retirar a camada de grama cortada, pois ela pode comprometer o arejamento do solo e causar doenças.