Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
Como descartar seringas e agulhas usadas no hospital?
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
Ele lembra uma caixinha ou lixinho de banheiro, dependendo do modelo. Ela deve ser fechada e levada a um posto de saúde quando estiver quase cheia – mais ou menos 2/3 de sua capacidade total.
Como fazer o descarte correto de agulhas e seringas - Campanha Descarte Amigo
Pode descartar seringa no lixo?
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Érica Silva, estes materiais hospitalares devem ser entregues ao Centro de Saúde para a destinação correta e nunca dispensados no lixo comum. "Descartar seringas e agulhas de maneira adequada é crucial para prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente.
Essas seringas usadas nunca devem ser descartadas em coleta de orgânicos ou de recicláveis. Elas devem ser entregues armazenadas, dentro de embalagem resistente, em qualquer uma das unidades básicas de saúde do município, para ser dado o destino correto a esse tipo de resíduo.
Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção.
No município de São Paulo o descarte de medicamentos pode ser realizado em farmácias e drogarias habilitadas espalhadas pela cidade, além de poderem ser entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Lâminas, navalhas, agulhas, ampolas usadas enquadram-se como resíduos perfurocortantes. Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar.
DA CASA - O TRT Notícias de hoje faz um alerta: objetos perfurocortantes, como seringas com agulhas, não devem ser colocados nos recipientes de reciclagem mantidos pelo Tribunal. Esses materiais devem ser depositados em coletores apropriados, sendo que o Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida mantém um deles.
O descarte inadequado de agulhas usadas no tratamento do diabetes e outras doenças pode contaminar o meio ambiente e ferir gravemente quem trabalha com o lixo. Há ainda a possibilidade da transmissão de doenças como hepatites e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Como é feito o descarte de agulhas, seringas, algodão e coágulos?
O algodão e os coágulos devem ser colocados em sacos plásticos e identificados como material potencialmente infectante. Todo esse material deve ser encaminhado ao lixo hospitalar.
Os perfurocortantes sem risco biológico ou tóxico, como os grampos, os copos, as xícaras ou os pratos quebrados, são acondicionados em recipientes específicos, recolhidos sob demanda e encaminhados direto para a reciclagem.
Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
Se você tiver em casa medicamentos em desuso ou vencidos, o correto é se dirigir a um ponto de coleta para descartar os resíduos corretamente. Esses pontos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.
Aí é só entregar na unidade básica de saúde mais próxima. Se você não tiver um coletor e precisar fazer o descarte mesmo assim, procure um recipiente de material rígido, inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e com tampa.
Caso as seringas, desde que sem agulha, tenham entrado em contato com material biológico são classificadas como grupo A4. Devem ser acondicionadas em saco branco leitoso, com pictograma de infectante e dispostas, sem tratamento prévio, em aterro sanitário.
estabelecimento para estabelecimentos próximos, como unidades básicas de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos e farmácias, como local de armazenamento intermediário.
É o caso, por exemplo, de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e vidro quebrado. Seringas, agulhas e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
Qual é o procedimento correto para o descarte de seringa com sangue, agulha e frascos e ampolas de medicamentos?
“Materiais perfuro cortantes, como seringas com agulha, por exemplo, são descartadas nas caixas descarpack, especial para este fim. Os demais itens como gaze e algodão, em saco de lixo branco leitoso'', explicou Luciana.
As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.