Onde deve ficar o registro de ponto?
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Ministério do Trabalho e Emprego, o relógio de ponto deve ser instalado em local de fácil acesso e visibilidade, garantindo que os trabalhadores possam registrar seu ponto de entrada e saída de forma rápida e eficiente.O que a CLT nos diz sobre o cartão de ponto?
A obrigatoriedade do cartão de ponto está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), segundo trecho do Artigo 74. Leia na íntegra: “O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.O que diz a lei sobre o registro de ponto?
O empregador não pode impor nenhuma restrição para a marcação de ponto nos horários corretos de entrada e saída dos seus profissionais; Além disso, é também de sua obrigação emitir comprovantes de marcação, que fiquem em poder de cada trabalhador, para que ele também faça seu controle pessoal.É direito do trabalhador ter acesso a folha de ponto?
Ter acesso ao comprovante de ponto é um direito do trabalhador, por isso, se por conta de alguma circunstância, o sistema de registro de jornada do colaborador não emitir o comprovante de ponto, o funcionário pode informar isso ao seu superior, ou, diretamente ao RH, solicitando uma segunda via do mesmo.Registro e controle de ponto: o que diz a CLT - É OBRIGATÓRIO?
É direito do funcionário receber o espelho de ponto?
Sim, é direito do funcionário e dever da empresa com mais de 10 colaboradores não apenas oferecer o espelho de ponto, mas também fazer o registro certinho das horas dos colaboradores. Afinal, é com esse registro de horas que o espelho se torna possível.Sou obrigado a guardar o papel do ponto?
Muitos trabalhadores não sabem, mas guardar o comprovante de registro de ponto agora é uma obrigação que deve ser cumprida, conforme previsto na Portaria 1510/2009.É obrigatório ter cartão de ponto?
E a resposta é bem simples, no Brasil, o controle de ponto é obrigatório para estabelecimentos com mais de 20 funcionários. Esse controle pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica, a escolha da empresa. Ou seja, não é obrigatório ter um ponto eletrônico, necessariamente.O que diz a CLT sobre bater ponto?
O esquecimento do ponto é bastante comum em diversas empresas. Em um dia de correria, como exemplo, pode ser que o funcionário acabe esquecendo de fazer o seu registro. Na lei trabalhista brasileira, não há nenhuma previsão sobre advertência pela não marcação do ponto.Quantos minutos antes o funcionário pode bater o ponto?
2. Pode bater o ponto 10 minutos antes? Sim, de acordo com a legislação, existe uma tolerância de até 10 minutos para o registro de ponto antes ou depois do horário oficial, somando no máximo 10 minutos diários.Onde deve ficar o livro de ponto?
Portanto, o livro de ponto é um documento que deve ser armazenado pela empresa em um local seguro. Ele é confidencial e não pode ficar a disposição dos funcionários para que usem como provas contra a empresa em algum processo judicial que a organização possa enfrentar no futuro.Quem fica com a folha de ponto?
Períodos de repouso (almoço por exemplo) podem ser pré-assinalados; Se for trabalho remoto a folha de ponto fica com o funcionário e ele entrega ao final do período.Sou obrigada a assinar a folha de ponto?
O funcionário não pode se negar a assinar esse documento, ele pode até receber uma advertência, e se o caso persistir pode levar ao distrato do contrato de trabalho, ou demissão.Como o empregador deve proceder no caso de uma marcação incorreta ou da falta de registro de ponto?
Como o empregador deve proceder no caso de uma marcação incorreta ou da falta de registro de ponto? Esses casos devem ser atendidos pelo Programa de Tratamento e documentados no AFDT.O que fazer quando o funcionário esqueceu de registrar o ponto?
Esqueci de bater o ponto: e agora? Quando alguém esquece de registrar o ponto, é fundamental agir de imediato ou o quanto antes, assim que lembrar, principalmente porque, de acordo com a CLT, a falta de registro pode levar a descontos no pagamento do dia, que acaba não computado.Pode alterar o ponto de um funcionário?
Alterar folha de ponto é crime quando a empresa faz qualquer mudança nos dados de jornada para obter benefícios indevidos, como o não pagamento de extras para o funcionário. Essa manipulação apaga ou altera os registros de ponto, burlando a realidade para os funcionários e órgãos reguladores.O que a lei diz sobre cartão de ponto?
Não, de acordo com a legislação trabalhista, o empregador não pode restringir os horários de marcação de ponto dos funcionários. A CLT estabelece que a marcação deve ser fiel à jornada de trabalho, e os funcionários têm o direito de registrar seus horários conforme as regras da empresa e as regulamentações vigentes.É obrigação do funcionário registrar o ponto?
74, § 2º, da CLT, se o estabelecimento possuir mais de 20 (vinte) trabalhadores, o registro de ponto será obrigatório. Entretanto, a obrigatoriedade dar-se-á para estabelecimentos com mais de vinte trabalhadores, não empresas.Qual a regra para bater ponto?
Nas empresas com mais de 20 funcionários seus colaboradores precisam bater ponto. Caso tenha 20 funcionários ou mais, a empresa é obrigada a adotar o sistema de controle de ponto. O artigo número 74 da CLT determina que toda empresa que possuir 20 funcionários ou mais precisa realizar o controle de ponto.Onde deve ficar o relógio de ponto da empresa?
Acesso fácil para os colaboradores: o relógio de ponto deve estar localizado em um local de fácil acesso para os colaboradores no início e no final da jornada de trabalho, bem como durante os intervalos. Isso ajuda a garantir que todos os colaboradores possam registrar seus horários de forma rápida e conveniente.Quem é responsável pelo cartão de ponto?
É responsabilidade dos funcionários realizar o registro de ponto de forma precisa e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela empresa e pela legislação.Sou obrigado a usar meu celular para registrar ponto?
O empregado é obrigado a bater ponto pelo próprio celular? Não há nada no texto da Portaria 671 que determine a obrigação de utilizar o dispositivo do colaborador ou não.Onde guardar cartão de ponto?
Porta Cartão de PontoTambém conhecido como chapeira para cartão de ponto, esse acessório quando instalado na parede próximo ao relógio cartográfico, facilita a localização dos cartões de ponto pelo funcionário proporcionando patricidade, organização e agilidade para registro do ponto nas empresas.