O mais popular e breve foi "Jesus é o Senhor", encontrado em 1 Coríntios 12:3; Romanos 10:9 e provavelmente nos batismos mencionados em Atos 8:16; 19: 5 e 1 Coríntios 6:11, uma vez que foram descritos como "em nome do Senhor Jesus" certamente parece implicar que "a frase 'Jesus é o Senhor' teve um lugar no ritual".
1Coríntios 8:6 ARA. todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.
“Pois o SENHOR, seu Deus, é Deus dos deuses e Senhor dos senhores. É o grande Deus, o Deus poderoso e temível, que não mostra parcialidade e não aceita subornos.
"Jesus é o Senhor" (em grego: κύριος Ἰησοῦς, kyrios Iesous) é a mais curta afirmação de credo encontrada no Novo Testamento, uma das várias variações um pouco mais elaboradas. Serve como uma declaração de fé para a maioria dos cristãos que consideram Jesus tanto homem como Deus. É o lema do Conselho Mundial de Igrejas.
Na Bíblia, o título Senhor designa a soberania divina. Jesus atribui-o a si mesmo (João 13,13) e revela a sua soberania divina através do poder sobre a natureza, sobre os demônios, sobre o pecado e sobre a morte, sobretudo com a sua Ressurreição.
JESUS É O SENHOR DO SÁBADO! LUCAS 6,1-5 explicado pelo Prof. João Claudio Rufino
Onde está na Bíblia que Jesus é Deus?
Jesus era o verbo e o verbo é Deus tornando-se onipresente igual ao pai. “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João, 1:1). “ E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João, 1: 14).
Paulo descreve poeticamente a condescendência do Salvador que passou de Seu estado divino pré-mortal à vida mortal, na qual sofre “morte de cruz” (ver Filipenses 2:3–8). Tendo cumprido sua missão divina, Jesus Cristo é agora um ser exaltado e, um dia, voltará.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Jesus em si mesmo não é o próprio Deus, nem parte de um Deus triúno, porque Ele é o filho de Deus. Ele não pode ser Deus e também o filho de Deus ao mesmo tempo. O Pai e o filho não são nem iguais, nem idênticos.
Deus é nosso Pai Celestial, o Pai de nosso espírito. Com Ele, na Trindade, estão Jesus Cristo e o Espírito Santo. Eles são seres separados e distintos, tendo diferentes papéis, mas são um em propósito.
Segundo a doutrina da Trindade, Deus é a essência de Jesus assim como é do Pai e do Espírito Santo. Cristo é o Deus-Filho. É que normalmente as pessoas se referem a Deus-Pai só como Deus, mas Pai, Filho(Jesus) e Espírito Santo são Deus.
Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus. De Seu Pai, Ele herdou poderes divinos (ver João 10:17–18).
Gálatas 4,6: E porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filno, que clama: Abbá, Pai! Respeitando a intenção do autor sagrado, normalmente os tradutores conservam o termo hebraico “Abbá”, transliterado em português, e se traduz o termo grego que o acompanha (Πατήρ), pai.
Isaías 43:11-15 ARA. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
O novo testamento se chama Jesus de senhor. seiscentos e cinquenta vezes. A ordem é crer no Senhor Jesus. Se Jesus não é o senhor da sua vida, ele ainda não é o seu salvador.
Diz respeito ao plano prático da fé. Não é uma expressão da boca para fora; também não é apenas ir a uma igreja ou ser chamado de evangélico, envolve uma completa submissão ao nome de Jesus, sua palavra (Bíblia sagrada) e a sua vontade.
Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; que se curva para ver o que está nos céus e na terra; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe ...
Onde está escrito na Bíblia que Jesus é o Senhor do sábado?
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27, 28).
ISAIAS 53.2-3. “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparencia para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento.