Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde.
Diferente do que muitos pensam, o melhor ambiente para uma tartaruga jabuti não é solta pelo quintal. Para ter um jabuti em casa o mais recomendado é montar um terrário para ele viver. Por ser um réptil sua temperatura interna depende muito da externa. Fator que pode ser melhor controlado em um terrário.
Caso exista a necessidade de devolução de um animal silvestre o dono pode entrega-lo de forma espontânea aos órgãos ambientais competentes. A entrega pode ser feita a um Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) ou a um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) autorizado.
De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa é crime ambiental. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil de multa devido ao jabuti estar em via de extinção e mais R$ 500, por animal.
Os jabutis são animais que precisam da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para viver em cativeiro doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local certificado, com emissão de nota fiscal e autorização do órgão ambiental responsável.
Animais sem proprietário ou encontrados mortos em áreas públicas: O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.
Como todos os animais silvestres, requerem autorização especial do IBAMA para serem criados em cativeiro. Existem duas espécies de jabutis reconhecidas no Brasil: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem, em média, 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.
ATENçãO: Algumas situações podem levar um jabuti morte súbita: *A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. *Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, plantas venenosas ou ingestão de objetos estranhos. *Quedas, afogamento ou mordidas de animais.
O primeiro passo é manter a calma e não tocar no bicho. A partir daí contatar o órgão ambiental especializado para fazer a remoção de maneira adequada, sem riscos para o animal e para a população. “Nem todo animal que aparece na área urbana precisa ser resgatado ou pode causar algum tipo de incômodo.
É só preencher os campos e imprimir. Cole o cartaz em pet shops, clínicas veterinárias, mercados e demais pontos de circulação de pessoas. · Se o animal é de raça, entre em contato com associações de criadores idôneas (o Kennel Club costuma ter essa relação).
Onde o jabuti fica: solto no jardim ou uma espécie de gaiola? Por mais que possa parecer natural, não é indicado deixar o seu jabuti solto no quintal ou jardim. Temos de lembrar que os répteis são animais ectotérmicos, que regulam sua temperatura corporal com a temperatura do ambiente.
Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas.
Na alimentação, uma vez por dia pode ser oferecidas verduras, duas vezes na semana frutas e uma vez na semana carnes. Agora que você sabe como criar um jabuti, confira no blog da Petz outras dicas e curiosidades sobre esse pet.
Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Na natureza eles comem detritos, flores e frutos." Segundo o Ibama (agência ambiental federal), a venda de jabutis silvestres é crime de tráfico de animais e vem sendo combatida. "Mas é difícil manter os autores fora da atividade, é um crime considerado de menor periculosidade.
Mesmo sem ter um dado cientifico comprovando, eles podem ficar de dois a três anos sem comer. Na natureza, eles comem frutas, folhas, fezes, animais mortos”, disse.
Você também pode entrar em contato com o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Segundo dados dos CETASs que pertencem ao Ibama, mais de 50% dos animais lá recebidos são reintroduzidos na natureza.
A tartaruga doméstica, para ter um maior conforto, precisa estar em um ambiente semelhante ao que ela encontra na natureza. E, por isso, você deve recriar esse habitat no espaço em que ela ficará, seja ele um aquário ou tanque. É bom dedicar um bom espaço, pois elas tendem a crescer bastante.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.