A lesão do LCA ocorre com um estalo forte do joelho, dor intensa, e inchaço grande que ocorre em minutos. Normalmente há dificuldade de andar sem mancar, apoiar o pé no chão, e movimentar o joelho.
Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se. Outros sintomas típicos incluem: Dor e inchaço. Em até 24 horas depois da lesão, o joelho inchará.
Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.
EXERCÍCIOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM LESÃO NO MENISCO
É possível andar com o ligamento do joelho rompido?
É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.
Solicita-se ao paciente que contraia o quadríceps com o joelho em 90 graus de flexão, o que leva a uma anteriorização da tíbia antes que a parte inferior da perna comece a se estender. Se isso ocorrer, o teste é positivo para lesão do ligamento cruzado posterior.
O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de 2 a 4 semanas, mas o joelho ainda permanece instável. Os sintomas de instabilidade e a incapacidade de confiar no joelho para apoio são importantes.
Os ligamentos são bandas duras de tecido que conectam os ossos do seu corpo. Existem quatro ligamentos no joelho que são propensos a lesões: O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento do joelho mais comumente lesado.
A lesão do LCA ocorre com um estalo forte do joelho, dor intensa, e inchaço grande que ocorre em minutos. Normalmente há dificuldade de andar sem mancar, apoiar o pé no chão, e movimentar o joelho.
É uma dor semelhante a uma lesão muscular, na parte posterior da coxa (atrás), no terço médio (no meio da coxa). Hematoma nessa região também é frequente. Outra possibilidade de dor é na frente do joelho, pois após a cirurgia pode ocorrer uma inibição do quadríceps, resultando em perda de força.
Olá! Pode sim! Inclusive não só andar como também correr, nadar, malhar, etc. O problema sao as acelerações (e desacelerações) bruscas ou as mudanças de direção do joelho.
Apesar de o ortopedista especialista em joelho conseguir saber quando há um ligamento rompido, a melhor forma de diagnosticar essa patologia é por meio de exames, como o ultrassom ou a ressonância magnética, que é mais aprofundada.
A dor no joelho ao dobrar ainda pode indicar algum problema patelar, como a condropatia patelar, por exemplo, que nada mais é que o desgaste da articulação em volta da patela. A condromalácia patelar também é outra questão que pode acometer a região, que é quando há o amolecimento da cartilagem da patela.
É comum o paciente ouvir um estalo, sentir que o joelho falseou e cair no chão. A dor costuma ser intensa e o paciente não consegue andar pisando normalmente. Também tem dificuldade para movimentar o joelho. O joelho costuma inchar bastante e em poucas horas.
Os sintomas incluem dor ao longo do interior do joelho, em especial na parte inferior com irradiação para a perna. A dor pode ser sentida ao subir escadas ou quando contraímos os músculos isquiotibiais contra a resistência. Alongar os músculos isquiotibiais também pode causar dor.
Como saber se rompi o ligamento cruzado posterior?
O exame que auxilia é a Ressonância Magnética. Apesar de ser um excelente exame, muitas vezes deixa dúvida se a lesão é parcial ou total. Por este motivo, é muito importante um bom exame clínico.
O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local. Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”.
Alguns pacientes podem experimentar dificuldade em dobrar ou endireitar completamente o joelho devido à lesão do menisco. Isso pode ser acompanhado por uma sensação de bloqueio ou travamento do joelho. Algumas pessoas com lesões meniscais relatam ouvir estalos ou cliques quando movimentam o joelho.
Você sabe que esse processo está acontecendo quando você sente dor, calor, nota inchaço e não consegue mover a articulação afetada. Se o processo de cicatrização for completamente bem sucedido, os ligamentos retornarão à sua força e resistência normais, e você poderá retornar às suas atividades esportivas.
Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão.
A dor pode ser aguda e pode piorar ao mover o joelho afetado. O inchaço na área afetada é comum após a lesão nos ligamentos do joelho. A articulação do joelho pode parecer instável ou fraca, o que pode levar a sensação de deslocamento ou entorse.
As lesões de ligamento provocam bastante incômodo e outros quadros de acordo com a região acometida. Cada um deles vai depender da parte que foi afetada. Em geral, os sintomas mais comuns são dores, inchaços, dificuldade de locomoção e dificuldade de movimentação do membro.