A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. Seu objetivo é, assim como a anestesia peridural, bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. Ela é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, abaixo da medula espinhal.
A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.
Quanto tempo a anestesia raqui demora para sair do organismo? Anestesia raqui é indicada para cirurgias que sejam de curta duração, pois existe um limite de quantidade de anestésico local que pode ser usado. O efeito da anestesia costuma durar entre 3 a 4 horas.
Devido a anestesia epidural ser aplicada no espaço epidural, pode ser realizada a nível lombar ou torácico. Diferentemente da anestesia raquimedular que, por ser aplicada no espaço subaracnóide, apresenta riscos de lesão à medula espinhal caso seja aplicada em níveis acima de L1-L2.
RAQUIANESTESIA: O QUE É, QUANDO ELA É INDICADA, COMO É APLICADA E DÚVIDAS FREQUENTES
Onde a raqui é aplicada?
A raquianestesia é uma técnica que faz parte das anestesias parciais. Seu objetivo é, assim como a anestesia peridural, bloquear temporariamente a sensibilidade de uma parte específica do corpo. Ela é aplicada através da região lombar das costas, entre as vértebras da coluna, abaixo da medula espinhal.
A raquianestesia é aplicada no espaço onde circula o líquido cefalorraquidiano, pelo qual ocorre transporte de substâncias no sistema nervoso. Atinge a coluna lombar com uma agulha de cerca de 12cm, com largura de um fio de cabelo. A injeção única permite o bloqueio motor imediato.
O paciente pode sofrer com infecção no local da injeção, toxicidade sistêmica, problemas cardíacos ou pulmonares, calafrios e febre. A raquianestesia pode ter um efeito colateral específico, chamado cefaléia pós-raquianestesia, que pode ocorrer, nas primeiras 24 horas ou em até 5 dias após a cirurgia.
Dor no local da aplicacao tambem é comum, mas limitada a alguns dias. Existe um mito de que as costas nunca mais serao as mesas, a dor nas costas aparecem e nunca mais somem, mas esta muito mais ligada a outros problemas de postura e forca muscular do que complicacao da raqui.
Quantas horas depois de tomar anestesia raqui pode levantar?
Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório. Recentemente, o tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas às vezes é pedido somente 6 horas de repouso. Além disso, há uma série de medidas que podem ser tomadas quando a mamãe apresenta a cefaleia pós raqui, todas elas muito eficazes.
Nas cirurgias com raquianestesia(que é normalmente a anestesia para hérnia umbilical) pode acontecer de o paciente ter retenção urinária no pós-operatório imediato (como efeito colateral da morfina), necessitando muitas vezes de uso de sonda vesical para conseguir urinar.
Os pacientes geralmente experimentam a cefaleia pós-raquianestesia algumas horas ou dias após terem recebido a anestesia, e ela desaparece naturalmente. Esta dor de cabeça é mais intensa quando o paciente está na posição sentada ou em pé, melhorando notavelmente quando se deita.
Convulsões, problemas respiratórios e cardíacos: estes são consequência da injeção acidental do anestésico local num vaso sanguíneo. São raros e imediatamente corrigidos por medicamentos e assistência respiratória. Lesão de nervos: esta complicação é rara e na maioria dos casos transitória.
Ambas são anestesias seguras, mas como todo procedimento cirurgico, existem seus riscos, prós e contras. A raqui anestesia por ex, têm maior risco de cefaleia pós procedimento e maior risco de retençao urinaria que a sedacao (geral).
A raqui-anestesia consiste em injetar um medicamento (anestésico local) no líquido cefaloraquidiano (coluna vertebral) onde se encontram as raízes nervosas, através de uma agulha, que é em seguida retirada.
Detalhes. As anestesias raquidiana e peridural são feitas na região lombar. A primeira é aconselhada em casos de cesariana; a segunda, em partos normais. A paciente deve estar em posição confortável e relaxada durante a aplicação de ambas.
A “raqui” é feita com uma agulha bem fininha que é introduzida nesse espaço para injetar um medicamento anestésico. Esse medicamento tem a função de “adormecer” temporariamente os nervos dessa região.
O risco de uma intoxicação por anestésicos locais é quase nulo. No entanto, este tipo de anestesia apresenta como desvantagem uma cefaleia pós-punção, maior que com outros tipos de anestesia . Em alguns casos pode ocorrer uma dificuldade respiratória transitória, facilmente sanável.
Quem tem hérnia de disco pode tomar a anestesia raqui?
Vou fazer uma cirurgia de rompimento de LCA tenho hérnia de disco e vou tomar a anestesia raqui tem. Olá, não existe contra indicação em realizar anestesia do neuro eixo (Raquianestesia /Peridural) em pacientes que possuem hérnia discal.
Quais os sintomas depois de tomar anestesia raqui?
Sintomas: dor de cabeça intensa, localizada na testa e na parte posterior da cabeça, que aumenta com o movimento, enquanto sentado ou em pé; tonturas, náuseas e enjoos. Geralmente, ocorrem de 24 a 48 horas após o procedimento, mas também podem ocorrer em até cinco dias após o procedimento.
A anestesia geral é a mais segura. Desde que bem assistidas pelo médico anestesista durante todo o procedimento, ambas são seguras. Mas a anestesia geral tem vantagem de, além dos controles básicos como: saturação de oxigênio, monitoramento cardíaco, aferição da pressão arterial...