O Brasil é um país com abundância de minérios, como bauxita, cobre, tungstênio, manganês, níquel, estanho, cromo, e o principal e mais extraído: o ferro.
Os minérios de Ferro são encontrados, em seu estado natural, em muitos tipos de rocha, sendo as principais: Hematita, Magnetita (pedra-ímã) e Siderita (pedra de ferro). A Pirita que ficou conhecida popularmente como “ouro dos tolos”, pode ser confundida com o metal ouro devido à sua coloração amarela.
No Brasil, as principais regiões produtoras de minério de ferro – o Quadri- látero Ferrífero, a Província Mineral de Carajás e a região de Corumbá – con- têm depósitos em rochas constituintes de FFB, chamadas no país de itabirito.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.
Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita.
O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças. Entre o terceiro e o segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, o ferro só era utilizado para fins cerimoniais e religiosos.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
COMO É EXTRAÍDO O MINÉRIO DE FERRO? Perfuratrizes, tratores e outros equipamentos enormes são usados para extrair das minas os minérios com ferro. Às vezes, são feitas até detonações. Retira-se o miné- rio de ferro, que é carregado por caminhões enormes, com rodas de até 3 metros de diâmetro.
O minério de ferro pode ser gerado como um veio de minério. Na Edição Bedrock, o minério de ferro também tenta ser gerado 40 vezes por chunk em aglomerados de 0-10 blocos, dos níveis 128 à 256 dentro de qualquer tipo de bioma de montanhas. Sendo mais comum a medida que o nível de altitude se aumenta.
As reservas mundiais de minério de ferro (medidas mais indicadas) são da ordem de 340 bilhões de toneladas, destacando-se a Ucrânia (com 20% dessas reservas), Rússia (16,5%), China (13,5%), Austrália (13,2%) e Brasil (9,8%).
Aqui no Brasil, a principal e maior empresa produtora mundial de minério de ferro e pelotas é a Vale. A exportação do minério de ferro é um dos principais fatores que geram uma significativa contribuição na economia, tecnologia e desenvolvimento do Brasil.
Ao passar pela máquina de britagem, o minério de ferro cai em uma peneira especial, com telas de diferentes espessuras, que libera a passagem àqueles que atingem até 2 centímetros e devolve os maiores à britadeira. Esse processo utiliza jatos d'água que ajudam a escoar os restos de terra ligados aos pedaços de ferro.
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de minérios, os quais costumam ser óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, sendo os principais: a hematita (Fe2O3) a goethita (FeOOH) a magnetita (Fe3O4)
O ferro, na categoria de ferro-gusa (ferro fundido), é obtido a partir de seus minérios: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (2Fe2O3. 3H2O) e siderita (FeCO3).
Essas duas regiões, Carajás e Quadrilátero Ferrífero, representam os principais polos de produção de minério de ferro no Brasil, impulsionando a posição do país como um dos maiores produtores e exportadores globais desse recurso mineral fundamental.
A produção de minério de ferro no Brasil se desenvolve em minas a céu aberto. A lavra é em bancadas com desmonte por explosivos, escavadeiras, carregamento em pás carregadeiras, transporte em caminhões fora-de-estrada.
Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.
As principais regiões produtoras de minério de ferro no Brasil são o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, a Província Mineral de Carajás no Pará e a região de Corumbá (Urucum) no Mato Grosso do Sul (Figura 1).
Dentre as formas utilizadas temos a extração através das escavadeiras, que raspam a rocha ou através de explosivos. As escavadeiras utilizadas na mineração possuem dimensões e capacidade especiais devido a magnitude dos processos de extração.
Na região amazônica também é possível observar a formação atual destes ironstones ao longo de barrancos de rios, falésias marinhas, bancos de areia, praias e dunas, entre outros, quando há exposição ou quebra do lençol freático.