A montadora chinesa BYD iniciou nesta semana as obras para a criação da primeira fábrica de veículos elétricos do Brasil. A instalação da empresa será em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, que era a antiga estrutura da Ford no nosso país.
BYD Auto (Chinês simplificado: 比亚迪汽车; Pinyin: Bǐyàdí Qìchē) é uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian, na China e fundada em 1995.
Conforme anunciado há algum tempo, os modelos a serem produzidos na fábrica de Camaçari (BA) são o Dolphin, Yuan Plus e Song Plus. Mas na semana passada a lista de modelos nacionais foi ampliada e o Dolphin Mini também será feito em Camaçari.
A montadora chinesa BYD deslanchou no mercado brasileiro no ano passado. A empresa começou como uma fábrica de baterias em Shenzhen, costa leste da China, mas hoje está entre as maiores fabricantes de carros elétricos e híbridos do mundo.
Segundo apuramos, o BYD King irá custar entre R$ 190 mil e R$ 200 mil, com desconto de R$ 6 mil no período de pré-venda, fazendo o valor inicial ficar em R$ 184.000. O BYD King é uma versão mais atual do Qin Plus, que já foi visto em testes no Brasil mas foi descartado pela marca.
QUEM É A BYD - MAIOR FABRICANTE DE CARROS ELÉTRICOS DA CHINA
Quanto tempo dura a bateria de um carro BYD?
A boa notícia é que um carro elétrico não é um celular gigante. Suas baterias duram bem mais. Via de regra, retêm entre 80% e 85% da capacidade após oito ou dez anos de uso – daí a garantia média nos EUA, e a da BYD por aqui, ser de oito anos para as baterias. “Dá para dizer que as elas chegam a 12 anos.
Em relação aos seus rivais diretos, o BYD Dolphin Mini é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil. O subcompacto chinês perde apenas para o Renault Kwid E-Tech, que passou a ser vendido R$ 99.990 após uma significativa redução de preço.
A sigla BYD, que significa Build Your Dreams ou Construa seus Sonhos, na tradução para o português, traduz o que é a greentech chinesa que revolucionou o mercado dos veículos elétricos em todo mundo e que é um caso de sucesso absoluto no Brasil, aclamada pela imprensa e pela opinião pública.
A BYD, gigante chinesa do ramo de carros elétricos, revelou que investirá R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas na Bahia, gerando 5 mil empregos. Com isso, o nome do cofundador, Wang Chuanfu, deve se tornar cada vez mais popular no Brasil.
Sim! É possível carregar seu carro elétrico em casa, facilitando a sua rotina. Para isso, você tem duas opções: a tomada doméstica ou uma estação de carregamento residencial.
Cada módulo sai por R$ 12,6 mil. Somando tudo, a bateria completa custa R$ 100.800 - mas não há a informação sobre a possibilidade de substituir apenas módulos defeituosos.
Apesar de ser comum a pronúncia de siglas no Brasil ser adaptada, a BYD usa oficialmente a pronúncia em inglês em todos os mercados. Ou seja, o correto é falar “bi-uai-dee”. Isso ainda gera confusões, com pessoas chamando os carros de “Bid” ou “bê-ipsilon-dê”.
Na tabela atualizada para a linha 2024/2025, o Dolphin Mini de 4 lugares continua a R$ 115.800, com a nova versão de 5 lugares custando um pouco mais: R$ 119.800, sem considerar o desconto para os funcionários.
Com sede na megacidade chinesa de Shenzhen, a BYD foi fundada em 1995 por Wang Chuanfu, um ex-acadêmico discreto que ainda dirige a empresa. Wang diz que as letras BYD não representam nada em particular. Ele disse que escolheu um nome “bastante estranho” para diferenciá-la de outras startups.
Três letras que significam Build Your Dreams ou “Construa Seus Sonhos” na tradução. Ela foi cofundada em 1995 por Wang Chuanfu, hoje CEO da BYD Company. O denominado “Elon Musk chinês” nasceu em um vilarejo agrícola e ficou órfão na adolescência. Ele chegou à faculdade e se destacou no campo de tecnologia de baterias.
A equipe internacional de design da BYD, liderada pelo renomado designer internacional Wolfgang Egger, combinou o talento do design europeu com a herança oriental para criar um SUV poderoso e de aparência dinâmica.
De acordo com a montadora chinesa, a primeira revisão do veículo deve ser feita com 20.000 km rodados ou 12 meses. Até essa quilometragem, o custo da revisão é de R$ 400.
A BYD oferece uma garantia de 5 anos ou 200.000 km para o veículo e 8 anos sem limite de quilometragem para a bateria. As revisões devem ser feitas a cada 20 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
Os valores que já foram definidos anteriormente, somam uma despesa total anual de R$ 10.980,71 ou R$ 915,06 por mês, que você deve separar no seu orçamento, para não ter sustos. A BYD oferece para os proprietários do Dolphin Mini, a garantia de 5 anos ou 500.000 km para o veículo, considerando uso particular.
Exemplificando: se o usuário possui um carregador de 7kW, e o mesmo fornece energia ao carro durante 8 horas, a energia consumida seria de 7kW x 8h = 56kWh. Considerando-se uma tarifa de 0,9 R$/kWh (média da tarifa no estado de SP com impostos em 2022), o preço total deste "abastecimento" seria de R$ 50,40.
Segundo o órgão, o BYD King GL, a versão de entrada, faz 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada. Já o King GS, que possui bateria maior, faz 44,2 km/l e 36,7 km/l respectivamente. Ambos os modelos receberam o selo Conpet de eficiência energética.